Alimentos ricos em ácido fólico (vitamina B9) durante a gravidez

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alimentos ricos em ácido fólicoA vitamina B9 é conhecida sobretudo porque as mulheres que querem ter um filho são recomendadas para consumi-lo mais. Vamos ver o alimentos ricos em ácido fólicoe fale mais sobre as propriedades dessa vitamina. Desta forma, você saberá para que serve, por que é importante durante a gravidez e onde você pode encontrá-la.

O que é ácido fólico?

A vitamina B9, talvez mais conhecida como ácido fólico, é uma vitamina solúvel em água cuja forma aniônica é chamada folato. Esses nomes vêm do latim folio, ou seja, folhas em espanhol, devido à forte presença dessa substância nos vegetais e principalmente nas folhas. Alimentos como espinafre ou alface são ricos em ácido fólico. Mas detalharemos isso mais tarde.

Para que serve a vitamina B9?

O ácido fólico é um elemento importante para regeneração celular. Está envolvido no metabolismo de aminoácidos e na produção de DNA. A vitamina B9 é especialmente importante para células de regeneração rápida, como glóbulos vermelhos (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos), pele e células intestinais, etc.

O ácido fólico é importante para outros processos, como o bom funcionamento do sistema nervosoou a redução do nível de homocisteína no sangue, neste último caso em combinação com vitamina B12.

A vitamina B9 é lojas no fígado, portanto, uma ingestão diária não é necessária. No entanto, é aconselhável consumir regularmente alimentos ricos em ácido fólico para garantir que você tenha uma quantidade suficiente no corpo.

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Ácido fólico e gravidez

A vitamina B9 é provavelmente mais conhecida, porque geralmente é recomendada para mulheres que desejam ter filhos. De fato, durante a gravidez, a necessidade de ácido fólico aumenta para a mãe. É essencial para a boa formação do sistema nervoso do feto durante a quarta semana. E geralmente é necessário ajudar o crescimento de tecido materna, especialmente para o sangue e o útero.

O uso de pílula Contraceptivo reduz as reservas de ácido fólico. Por esse motivo, recomenda-se às mulheres que desejam engravidar interromper a contracepção por cerca de seis meses antes de tentar. Enquanto isso, aumente sua ingestão de vitamina B9.

Estima-se que uma mulher grávida precise do equivalente a 600 µg de ácido fólico diariamente, que seria 50% a mais do que a contribuição diária recomendada para um adulto.

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Outros possíveis benefícios da vitamina B9

  • Alguns estudos mostraram alguma correlação entre uma baixa taxa de folatos no sangue e uma desempenho intelectual menor em pessoas idosas. Algumas correlações foram encontradas com incidências de casos de demência. No entanto, não há evidências de que tomar ácido fólico possa impedir a perda de habilidades cognitivas ou reduzir o impacto da doença de Alzheimer.
  • O papel da vitamina B9 na prevenção de doenças cardiovasculares Também não foi demonstrado, apesar de ajudar a reduzir o nível de homocisteína.

Alimentos ricos em ácido fólico

A vitamina B9 é geralmente considerada bastante frágil. No caso de vegetais, recomenda-se mantê-lo em local fresco e não cozinhá-los por muito tempo. Caso contrário, muito do ácido fólico é perdido.

Os alimentos mais ricos em vitamina B9 não são vegetais folhosos

Embora o nome do ácido fólico seja proveniente das folhas vegetais, existem vários alimentos com maior concentração de vitamina B9. Em particular.

  • Surpreendentemente, a comida que parece ter mais folato é Levedura de cerveja, com uma quantidade aproximada de 100 µg por 100 gramas de fermento.
  • Em outros animais, o ácido fólico também é armazenado no fígado, consumindo vísceras as aves domésticas permitem uma contribuição de mais de 350 µg por 100 gramas. O fígado de vitela ou cordeiro também contribui com mais de 300 µg. No caso da carne de porco, a contribuição seria de aproximadamente metade, começando com 150 µg por 100 gramas.
  • O amendoim e as canos eles também têm bastante vitamina B9 (acima de 200 µg por 100 gramas). E não vamos esquecer as nozes (100 µg) ou as sementes de gergelim (100 µg).
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Legumes e leguminosas entre alimentos ricos em ácido fólico

  • O grão de bico (560 µg / 100g) e os lentilhas (480 µg) são boas fontes de vitaminas B9, como todas as leguminosas em geral.
  • O orégano É a planta frondosa que melhor corresponde ao nome do ácido fólico, com cerca de 240 µg de vitamina B9 por 100 gramas.
  • O espinafre Também é uma boa fonte, com cerca de 190 µg por 100 gramas, assim como o salsa (180 µg), o alface romana (140 µg) ou rúcula (100 µg)

Existem também suplementos

No caso de mulheres que procuram engravidar, o médico geralmente prescreve pílulas e suplementos de ácido fólico, para garantir um suprimento suficiente. Esses produtos são facilmente encontrados nas farmácias do bairro ou nas compras online.

E era isso que eu queria contar sobre alimentos ricos em ácido fólico, destacando os principais. Se você estiver interessado em aumentar o consumo dessa vitamina, como sempre, recomendo que você consulte seu médico de confiança.

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Luiz Presso
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