Apenas diga não ao iogurte aromatizado. Experimente estes três ingredientes

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Uma alternativa ao iogurte aromatizado: iogurte grego simples, sementes de chia e granola

Esta “receita” é mais uma recomendação para incorporar três ingredientes maravilhosos em sua dieta: iogurte grego puro, granola e sementes de chia. Esta é uma ótima alternativa aos iogurtes aromatizados do supermercado, que são carregados com açúcar e parecem mais sobremesas do que lanches saudáveis.

Iogurte Grego Simples

O iogurte grego é uma grande fonte de proteína. É um iogurte normal que foi coado e, portanto, é mais cremoso e mais concentrado. Em termos de saúde, ele tem mais cálcio do que leite, contém iodo e potássio e é uma forma rara de obter mais vitamina B12 em sua dieta. Sem mencionar que tem probióticos maravilhosos para ajudar a promover um microbioma e sistema digestivo saudáveis.

No entanto, pode ter um sabor forte que é mais ácido do que o iogurte normal. Algum iogurte grego pode ser comprado com mel ou baunilha, mas geralmente vem com alto teor de açúcar. Na verdade, prefiro usar iogurte natural, porque é mais versátil em outros pratos. Devido à sua textura, é uma excelente e muitas vezes mais saudável substituição de outros ingredientes. Adicionei-o a saborosas sopas de tortilha e tacos como substituto do creme de leite (dica profissional: misture com um pouco de coentro picado). Também vai bem com pratos indianos, como um iogurte pista molho.

E se eu quiser apreciá-lo um pouco mais adoçado, adiciono uma pequena quantidade da geléia ou geléia que eu gosto no momento. A chave para isso é que posso controlar quanto entra.

Na receita de hoje, estou usando uma deliciosa geléia de figo!

Adicionar Granola

Para completar o sabor doce e azedo da geléia e do iogurte, precisamos de nozes! Gosto da granola porque adiciona textura, além de aumentar a quantidade de proteínas e fibras. No entanto, nem todas as granola são iguais, portanto, verifique novamente os ingredientes. Algumas marcas podem ter muito açúcar e óleos adicionados em seu processo de torragem, e é por isso que muitas pessoas acabam fazendo sua própria granola (veja este aqui).

Junto com a granola, acrescento algumas amêndoas torradas ou lascadas (compro a granel). Além de serem saborosas, as amêndoas são algumas das nozes mais densas em nutrientes – contendo muitos antioxidantes, gorduras saudáveis, vitamina E. Elas também são ricas em fibras e proteínas que fazem você se sentir mais satisfeito por mais tempo.

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Adicionar Sementes de Chia

Finalmente, o ingrediente secreto: sementes de chia!

Um alimento natural ainda desconhecido para muitos, as sementes de chia são realmente um superalimento. Apenas uma pequena quantidade (uma onça!) Contém 11g de fibra, 4g de proteína, 5g de gorduras ômega, cálcio, manganês, magnésio e fósforo (fonte).

Grama por grama, as sementes de chia contêm uma quantidade incomparável de nutrientes. Eles são grãos inteiros, sem glúten e geralmente orgânicos. Devido ao seu tamanho pequeno e sabor muito suave, é fácil colocá-los em quase todos os pratos. Eu gosto de pensar neles como granulados da natureza porque eles tornam tudo melhor!

Também aparecem na Receita de Marmelada de Laranja e Banana, pois, ao serem adicionadas à água, formam um gel ao redor da semente. Esta propriedade é útil se você tiver um molho que precisa ser engrossado – adicione uma colher para melhorar a textura, sem alterar o sabor.

Eu geralmente adiciono uma colher de sopa ou mais em meu iogurte pela manhã, junto com as amêndoas e granola. Misture e divirta-se!

Que tal uma alternativa de iogurte com sabor!

Aproveitar

Ao todo, é um lanche recheado com fibras e proteínas. Possui texturas cremosas e crocantes; tem sabores doces, azedos e de nozes. O que mais você poderia querer?

Experimente variações desta receita fácil com diferentes nozes, compotas e geleias. Algumas pessoas também gostam de adicionar especiarias de canela ou abóbora ao iogurte. As possibilidades são infinitas!

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Luiz Presso
Luiz Presso