Comer em pequenos pratos para perder peso: serve para alguma coisa?

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comer em pequenos pratos para perder pesoO tema da perda de peso parece ter uma infinidade de tópicos para discussão. Existem dicas válidas, mitos e técnicas cuja eficácia é questionável. Hoje vamos ver se é de alguma utilidade comer em pratos menores para perder peso. Eu já aviso que os resultados dos estudos não parecem muito conclusivos. Mas, não estamos chegando a conclusões e vamos analisar esse problema.

Qual é a lógica por trás da ideia?

É um conceito simples. Se você estiver colocando comida em um prato menor, deve colocar menos comida e, portanto, você come menos. E, pelo contrário. Se você usa pratos grandes, sente a necessidade de enchê-los mais, porque, caso contrário, parece que não há comida suficiente e, portanto, você pode comer demais.

A lógica também pode ser aplicada a talheres. Se você usar colheres e garfos menores, vai demorar mais em comer. Como o processo digestivo é lento, levar mais tempo para comer ajuda a se sentir satisfeito com menos comida e, portanto, você come menos. E se você come menos, perde peso ou, pelo menos, não ganha tanto peso.

À primeira vista, parece bastante lógico, e a verdade é que é uma técnica que é lida muitas vezes em revistas ou blogs que falam sobre comida e perda de peso.

Comer em pratos pequenos pode perder peso, mas também ganhar peso

Antes de analisar o que os estudos dizem sobre isso, vamos continuar com bom senso e lógica. O raciocínio acima parece fazer sentido, mas também pode ser um pouco simplista.

Esquece uma coisa. Sabemos que o prato é menor. Embora o vejamos mais cheio, sabemos que ele tem menos comida que o prato grande. É um fato importante.

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Como pode acontecer, em vez de comer o conteúdo do pequeno prato, vamos para preencha novamente para compensar a falta de comida em comparação com o prato grande. Nesse caso, provavelmente comeríamos mais do que o habitual. E isso levaria ao efeito oposto.

Comer em pequenos pratos serve para perder peso?

A literatura científica tem fornecido informações ligeiramente contraditórias a esse respeito.

Há alguns anos, um estudo publicado pela Universidade de Cornell parecia indicar que comer em pequenos pratos ajudou a perder peso. No entanto, este estudo e muitos outros da mesma universidade ficaram sob suspeita há alguns meses, como indica este artigo no The Guardian. Ao pesquisar a publicação original, ela não está mais disponível na página da instituição.

Por outro lado, foi recentemente publicado um estudo realizado no México que mostrou que não havia relacionamento entre a quantidade de comida ingerida e o tamanho da louça para pessoas com sobrepeso ou obesidade. Além disso, o estudo mencionou que pessoas com peso normal podem até ingerir mais do que o habitual, provavelmente devido ao efeito mencionado acima.

O que pode fazer?

Penso que, quando não há dados científicos conclusivos, é melhor não cair na armadilha das soluções milagrosas. Nesse caso, o tamanho da placa não importa. Se você quer controlar o que você come você pode fazer isso. Você pode colocar menos comida em um prato grande. Depende mais de sua decisão do que de fatores visuais.

Além disso, o conteúdo de uma placa tem três dimensões. Você pode encher o prato com comida ou transbordar com várias alturas de comida. A circunferência é apenas uma base. Tamanho não importa tanto.

Você decide o que você come.

A pequena coisa de talheres me parece curiosa. Em princípio, poderia ser uma maneira mais lenta de comer. Embora, novamente, eu acho que faz mais sentido para você aprender abrandar o seu ritmo de comida do que tentar usar pequenos talheres. Se você comer rápido, certamente encontrará uma maneira de continuar comendo rápido, mesmo trocando os talheres.

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Luiz Presso