Como suportar um evento esportivo duradouro

Como suportar um evento esportivo duradouro

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esporte de longa duraçãoSe você ler este blog, provavelmente se preocupa em ter uma boa higiene de vida. Você tenta se alimentar de forma saudável, evita álcool, não fuma e pratica esportes regularmente. Mas há uma diferença notável entre o exercício várias vezes por semana e o treinamento para testes de longo prazo. Quando você quer correr uma maratona ou fazer um longo passeio de bicicleta, seu corpo está sujeito a uma demanda maior. Hoje, veremos algumas dicas para podermos suportar sem colocar sua saúde em xeque.

Preparação de alimentos e corpo

Alimentos adequados são essenciais

Se seu objetivo é praticar esportes muito exigentes, você não pode subestimar sua dieta. Você precisará se informar muito bem e provavelmente precisará tomar alguns suplementos alimentares. Para fazer isso, você pode procurar lojas on-line especializadas em esportes, como o 3nutritionpro.com, que possui uma grande variedade de produtos.

Você também pode entrar em contato com profissionais como nutricionista ou preparador físico, que o ajudarão a tomar boas decisões sobre sua dieta e os requisitos de seu esporte favorito.

Você pode treinar seu corpo para ser mais eficiente

Se você deseja que seu metabolismo processe energia com mais eficiência, você pode treiná-lo para as situações extremas do esporte que deseja praticar. Por exemplo, uma técnica que geralmente funciona é treinar em auxílios de baixa intensidade, acostumar seu corpo a tirar proveito das reservas.

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Eu recomendo que, antes de fazer esse tipo de técnica, você se informe muito bem, consulte seu médico se seu estado de saúde for compatível e nunca treine sozinho quando estiver em jejum. Você pode sofrer um desmaio, por isso precisa estar muito consciente dos riscos e ter uma fonte de açúcar à mão. Estas são técnicas avançadas que não são improvisadas.

O problema da reserva de glicogênio

O que é glicogênio?

Nosso corpo tem uma reserva de energia que pode liberar glicose rapidamente quando precisamos. É armazenado na forma de glicogênio (também conhecido como estramadol) principalmente no fígado, embora também seja encontrado nos músculos.

É um polissacarídeo formado por cadeias de glicose. Quando o corpo precisa de mais energia, algumas enzimas separam as moléculas de glicose e o sangue as leva aonde seu consumo é necessário.

A reserva pode ser esgotada em caso de exercício a longo prazo

Quando praticamos esportes, o corpo está puxando a reserva. E quando nos alimentamos, a reserva é reabastecida. No caso de um exercício de curta ou média duração, a reserva disponível é mais que suficiente. Mas se você fizer um esforço intenso por um longo tempo, como correr uma maratona, o glicogênio pode estar esgotado.

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O problema é que ele causa um estado de fadiga intensa e o atleta pode desmaiar, por mais que seja muito treinado.

A solução é reabastecer a reserva durante o ano

Obviamente, há muito tempo foi encontrada uma solução: ingerir açúcar durante o exercício para reabastecer a reserva. No entanto, surgiu uma limitação. Verificou-se que o número de carboidratos que poderiam ser ingeridos por litro de bebida não poderia exceder uma certa quantidade, mas o excesso de açúcares causava problemas estomacais. E, claro, em um evento esportivo de longa duração, é a última coisa que você deseja ter.

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Felizmente, algumas empresas investiram em pesquisas e encontraram uma solução. Eles criaram uma bebida que se tornou um gel quando entrou em contato com o ácido gástrico. A solução funciona mais rápido e melhor, já que seus componentes (água, sais, açúcares) são rapidamente absorvidos pelo intestino. Existem várias marcas no mercado, mas provavelmente a mais famosa é o hidrogel da Maurten, por ser uma marca pioneira no setor.

Evite lesões

Muito estresse nos músculos e articulações

Como você pode imaginar, um teste físico de longo prazo exige muito do seu corpo e isso aumenta o risco de lesões. Vamos colocar o caso da maratona. Correr mais de 42 quilômetros implica um esforço tremendo em seus pés e pernas. Seus joelhos, em particular, são submetidos a um grande número de golpes, um para cada vez que você pisa no chão.

Use equipamento apropriado

Se o uso de equipamento apropriado for recomendado sempre que praticar esportes, quando você realizar testes a longo prazo, precisará estar bem equipado. Isso implica um bom calçado, mas não apenas. Quando o exercício é prolongado, o conforto do sportswear também é essencial. E alguns truques são úteis.

Por exemplo, os homens que correm a maratona são frequentemente aconselhados a colocar um curativo nos mamilos. Porque depois de várias horas esfregando a camisa esportiva, é muito fácil terminar uma ferida. É apenas um dos muitos exemplos de precauções a serem tomadas para não se machucar quando você pratica um esporte duradouro.

Treinamento progressivo e intenso

Se até agora você correu apenas 5 quilômetros, não pode correr a maratona. Você precisa de um plano de treinamento progressivo, que o prepare para a intensidade e a duração do esforço.

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Não é apenas o fato de você aguentar a distância. Você precisa fortalecer seus músculos para que eles possam suportar o tremendo estresse de uma carreira tão longa. Fortalecer os músculos também é uma solução para evitar lesões nas articulações.

Com essas informações e muito treinamento, você pode aguentar se decidir enfrentar um teste de longo prazo. Você ousa?

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Luiz Presso
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