Dieta sem níquel e com baixo teor de níquel — Fatos e informações

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O níquel é um metal que ocorre naturalmente e é encontrado em abundância na crosta e no núcleo da Terra. Possui uma variedade de aplicações industriais, mas mais de dois terços da produção global são direcionados à produção de aço inoxidável.

A alergia ao níquel é comum em algumas estimativas, colocando a prevalência em 18% na América do Norte. Um teste de adesivo pode ser usado para diagnosticar conclusivamente uma alergia ao níquel.

Nas pessoas afetadas, a alergia ao níquel é uma causa comum de dermatite alérgica de contato e eczema disidrótico. Se você desenvolver uma erupção cutânea, seu médico pode recomendar a substituição de certos itens do dia a dia por alternativas hipoalergênicas.

Armações de jóias, piercings, pulseiras de relógio e óculos são apenas alguns dos produtos que podem expô-lo ao níquel.

Algumas pessoas afetadas seguem uma dieta pobre em níquel, com o objetivo de minimizar o consumo de alimentos com alto teor de níquel. Embora o níquel não possa ser totalmente evitado, é possível reduzir a ingestão alimentar do metal através de um planejamento cuidadoso.

Bottom Line: O níquel é um metal abundante e a exposição pode vir de itens e dieta do dia a dia. Em pessoas alérgicas, o contato com o níquel pode desencadear dermatites de contato. Uma dieta com baixo teor de níquel visa minimizar a exposição ao níquel em indivíduos sensíveis.

O que é uma dieta com baixo teor de níquel?

O níquel está amplamente presente nos alimentos de origem vegetal e animal e, portanto, é difícil conseguir a total evitação do metal. No entanto, os alimentos vegetais, em geral, apresentam maior teor de níquel que a carne e os laticínios (1).

Uma dieta com baixo teor de níquel pode ser realizada selecionando cuidadosamente os alimentos com menores concentrações de níquel e eliminando ou reduzindo o consumo de alimentos que normalmente têm alto teor de níquel.

A quantidade de metal presente nas amostras de solo varia muito. No entanto, o níquel é considerado um micronutriente essencial no desenvolvimento das plantas (2).

Outra forma de exposição ao níquel pode resultar do uso de panelas de aço inoxidável (3). Mudar para ferro fundido ou utensílios de cerâmica pode ajudar a reduzir a exposição ao níquel (4).

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Pesquisas sugerem que a maioria dos cozimentos com utensílios de aço inoxidável libera muito pouco níquel nos alimentos. No entanto, a preparação de alimentos ácidos com essas panelas pode aumentar o teor de níquel (1).

Bottom Line: Embora não seja realisticamente possível eliminar todo o níquel da dieta, uma abordagem cuidadosa pode reduzir drasticamente a exposição. Alimentos vegetais são tipicamente mais ricos em níquel do que alimentos de origem animal.

Quão bem funciona a dieta?

Em primeiro lugar, uma dieta com baixo teor de níquel é geralmente proposta juntamente com outras intervenções após o diagnóstico de alergia ao níquel. Uma medida preventiva essencial é minimizar o contato com objetos que contêm níquel.

Uma dieta com baixo teor de níquel é frequentemente usada em pessoas com uma sensibilidade particularmente aguda ao níquel e que ainda apresentam sintomas após reduzir a exposição a itens que contêm níquel (5).

O níquel é uma das principais causas de problemas dermatológicos alérgicos e uma dieta com baixo teor de níquel é uma abordagem que gerou interesse dos pesquisadores. Demonstrou-se que a ingestão oral de níquel provoca e / ou piora o eczema das mãos em pacientes sensíveis ao níquel (6).

Um estudo com 204 pacientes com alergia confirmada ao níquel encontrou melhorias significativas na dermatite após 1 a 2 meses de uma dieta reduzida em níquel (7).

Outro estudo acompanhou 90 pacientes sensíveis ao níquel em uma dieta semelhante. 58 pessoas tiveram uma melhora definitiva em sua dermatite e outras 15 tiveram “uma possível melhora”. Em um questionário de acompanhamento, 1-2 anos depois, 40 dos 55 pacientes que responderam ao tratamento inicial relataram uma melhora em longo prazo em sua dermatite (5).

Curiosamente, os pacientes com o resultado do teste de remendo mais fortemente positivo viram menos benefício com a dieta do que aqueles com reação mais moderada. Isso sugere que pessoas com maior sensibilidade ao níquel respondem menos bem a intervenções dietéticas.

Outras equipes de pesquisa sugeriram que o níquel na dieta pode ser a causa subjacente da dermatite alérgica em alguns pacientes com alergia ao níquel por contato (8).

Seguindo uma dieta com baixo teor de níquel

Um plano de dieta com baixo teor de níquel pode ajudar algumas pessoas com alergia confirmada. No entanto, você deve consultar seu médico antes de fazer alterações radicais em sua dieta.

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O níquel está presente no solo e muitos alimentos à base de plantas contêm quantidades vestigiais do metal. No entanto, os animais (e alimentos de origem animal) também contêm pequenas quantidades de níquel adquirido através de sua própria dieta.

Alimentos relativamente ricos em níquel incluem:

  • Cereais
    • Trigo inteiro
    • Grãos integrais
    • Trigo sarraceno
    • Painço
    • Aveia
    • Centeio
  • Leguminosas
    • Grãos de soja
    • Amendoim
    • Grão de bico
    • Ervilhas
    • Lentilhas
  • Frutos do mar
    • Cavalinha
    • arenque
    • Marisco
    • Atum
  • Sementes de nozes
    • Linhaça
    • Avelãs
    • Nozes
    • Sementes de girassol
  • Legumes
    • Cenouras cruas
    • Tomates
    • Cebola
    • Alho
    • Vegetais de folhas verdes (particularmente folhas mais velhas)
  • De outros
    • Alimentos enlatados (devido à lixiviação)
    • Frutas secas
    • feijão vermelho
    • Fermento em pó
    • Chá
    • Gelatina
    • Cacau
    • Chocolate
    • Cerveja
    • Vinho
    • Marzipan
    • Certos suplementos vitamínicos

Alimentos relativamente com baixo teor de níquel incluem:

  • Alimentos para animais
    • Leite de vaca
    • Ovos
    • Carne
    • Peixe (com exceção dos listados acima)
  • Outros laticínios
  • Cereais
    • Arroz polido
    • Trigo refinado
    • Milho
  • Legumes
    • Repolho
    • Pepino
    • Batatas
    • Cogumelos
    • Vegetais de folhas verdes (de preferência folhas mais jovens, com moderação)
  • Frutas
    • Maçãs
    • Frutas cítricas
    • Bananas

A absorção de níquel na corrente sanguínea pode ser afetada por vários fatores. Por exemplo, embora o chá e o café possam ter alto teor de níquel, ambos podem realmente inibir a absorção de níquel. O mesmo se aplica à vitamina C, suco de laranja e leite (9).

A gravidez e a lactação podem aumentar a absorção de níquel, assim como a anemia por deficiência de ferro. Enquanto isso, a ingestão suficiente de ferro pode ajudar a reduzir a absorção de níquel na dieta (10, 11).

A eficácia de uma dieta com baixo teor de níquel pode variar de um local para outro e até de uma estação para a outra. Observou-se que os tecidos vegetais contêm mais níquel na primavera e no outono do que no verão (12, 13).

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Além disso, a concentração de níquel varia em diferentes partes da mesma planta. As folhas geralmente contêm mais níquel do que caules e raízes, e as folhas mais velhas tendem a conter mais níquel do que as folhas mais jovens (14).

Embora o objetivo de uma dieta com baixo teor de níquel seja reduzir a gravidade da dermatite de contato, ainda podem ocorrer surtos. No entanto, intervenções bem-sucedidas podem ajudar os sintomas a se tornarem mais leves e menos frequentes.

Bottom Line: O níquel está presente em pequenas quantidades em muitos alimentos comuns. Aderir a uma dieta com baixo teor de níquel significa evitar ou minimizar o consumo de alimentos com um teor de níquel acima da média, como certos cereais e legumes.

Outras abordagens de tratamento

As medidas preventivas contra a dermatite alérgica induzida por níquel também incluem a minimização da exposição a produtos que contêm níquel. Evitar produtos de níquel pode ser mais difícil do que parece, devido ao grande número de itens que contêm o metal.

Jóias, níquel, pulseiras de relógio, zíperes e armações de óculos podem ajudar bastante a reduzir a exposição. Se o contato com produtos de níquel for inevitável, considere criar uma barreira entre o item e sua pele (por exemplo, usando luvas).

Outra abordagem é cobrir itens como fivelas de cinto, ferramentas e zíperes com fita adesiva ou um produto especializado como o Nickel Guard. Os dispositivos eletrônicos também foram associados à dermatite alérgica de contato.

Muitas pessoas experimentam crises em sua condição que vão e vêm intermitentemente. O seu médico pode prescrever um creme corticosteróide ou não esteróide para aplicar na área afetada. Em alguns casos, um corticosteroide oral ou anti-histamínico pode ser usado (15).

Embora problemas dermatológicos possam causar algum desconforto, é possível minimizar e controlar os sintomas com um planejamento cuidadoso e tratamento médico adequado.

Bottom Line: Minimizar o contato com itens de níquel pode ajudar a minimizar os surtos de dermatite. O seu médico também pode prescrever um creme ou comprimido para ajudá-lo a lidar com seus sintomas.

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Luiz Presso
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