Em poucas palavras: 5 etapas para evitar um acidente vascular cerebral

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Em todo o mundo, estima-se que 15 milhões de pessoas tenham um derrame todos os anos; entre esses terços, um terço e um terço ficam com uma incapacidade significativa.

Felizmente, não se pode dizer que ter um derrame foi apenas “um derrame de má sorte”. Várias condições de saúde estão associadas a acidentes vasculares cerebrais, e a maioria ocorre em alguém com um ou mais fatores de risco. A triste história é que estima-se que 60% não estão cientes de que têm risco de derrame e só podem aprender depois do derrame. Uma pessoa que adota uma abordagem preventiva à saúde pode evitar essa mudança drástica de vida e apoiar um estado de bem-estar – livre de doenças crônicas. Se você tiver as seguintes condições, considere desenvolver um plano para tornar sua saúde uma prioridade.

Fatores de risco do AVC

  1. Fumar
  2. Pressão alta
  3. Diabetes mellitus
  4. Fibrilação atrial
  5. Obesidade
  6. Alto hematócrito
  7. Apnéia do sono
  8. Hipertrigliceridemia
  9. Doença das artérias carótida e coronária
  10. Consumo regular de álcool
  11. Uso de drogas estimulantes

Como prevenir o primeiro acidente vascular cerebral

Pode ser útil, e ainda mais preciso, considerar as condições acima como “sinais” de uma doença, e não como doenças separadas. Às vezes, os abordamos como problemas de saúde separados, exigindo tratamentos separados. Quando o corpo está em estado descompensado, muitas descobertas se materializam. Dessa maneira, as recomendações a seguir resumem uma abordagem que reduzirá não apenas o risco de um derrame, mas também de qualquer uma das condições.

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1Faça da atividade física uma prioridade. A inatividade é perigosa para sua saúde.

Atividade diminui o risco de um derrame. O sistema vascular é protegido pelo exercício, incluindo redução da pressão arterial e melhora do condicionamento aeróbico do coração. Ele também traz profundos benefícios à saúde do cérebro, incluindo a redução dos hormônios do estresse e dos níveis gerais de estresse. Considere o exercício diário de seus esforços. Comece com algumas pequenas caminhadas diariamente após as refeições e comece a partir daí.

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2) Mergulhe na direção de comer alimentos naturais, em grande parte dieta baseada em plantas.

Os alimentos processados ​​são fontes de carboidratos fortemente concentradas, simples (açúcar de mesa) ou complexos (farinha). Perdidos nas etapas de processamento são fibra e água. Quando esses alimentos entram no corpo, os açúcares são mais facilmente absorvidos e exercem um efeito em nosso sistema vascular, levando a altos triglicerídeos e inflamação. Quando o alimento é natural, mesmo que seja fruto ou grãos integrais, a fibra atrasa a absorção mais rápida da glicose e tem um efeito protetor no microbioma intestinal.

Uma dieta baseada em vegetais fornece uma maior área de superfície e quantidade de comida, geralmente criando uma maior sensação de saciedade com menos desejos. Há menos insulina necessária e o corpo começa a trabalhar nos estoques de gordura, aproximando gradualmente alguém de um peso ideal.

3) Limite de álcool ou bebidas açucaradas, incluindo refrigerante, suco e leite

Álcool e bebidas açucaradas permitem uma rápida absorção de glicose no fígado. Uma quantidade significativa de açúcares simples pode ter efeitos negativos em todo o corpo e levar a um maior risco de doenças cardiovasculares e metabólicas, incluindo endurecimento das artérias, doenças hepáticas, diabetes, gota e triglicerídeos elevados. Além disso, o álcool causa lesões diretas e inflamação no fígado e no sistema vascular.

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4) Faça uma triagem de fatores de risco por um médico.

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Infelizmente, a capacidade do corpo de compensar pode às vezes encobrir o desenvolvimento de doenças. Quase vinte por cento dos adultos com pressão alta não estavam cientes desse diagnóstico. Cerca de um terço dos adultos com diabetes ainda não sabem que têm. Um médico pode determinar se você está em risco ou tem uma condição crônica com um check-up. Isso inclui um bom exame físico, medidas corporais (peso, índice de massa corporal (IMC), circunferência do pescoço e cintura) e hemoterapia (triglicerídeos, glicemia de jejum, hemoglobina A1c, hemograma, exames hepáticos e função renal). Testes adicionais, como eletrocardiograma, ecocardiograma e estudo do sono, podem ser realizados, se você tiver alguma dúvida sobre a triagem inicial.

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5) Lembre-se de uma mente sã em um corpo sadio.

Você sabia que pessoas que têm uma personalidade do tipo A podem ter um risco duas vezes maior de derrame? Qualquer que seja o grau de influência que o estresse possa ter na sua vida, muitos estudos apóiam um estresse que pode afetar negativamente a saúde. O estresse, real ou percebido, desencadeia hormônios e neurotransmissores para acelerar o coração, aumentar a pressão sanguínea e causar uma série de outros efeitos do corpo. Estes destinam-se a enfrentar uma ameaça de frente ou fugir dela. Em estados mais extremos ou prolongados, o estresse pode até ser letal. Tente ver se há uma maneira de simplificar sua vida, modificando sua abordagem ao estresse ou simplificando sua vida. Mesmo uma redução no uso da tecnologia pode abrir mais tempo para você, durante o dia, nutrir você mesmo. Sua saúde requer atenção não apenas ao corpo, mas também ao estado de espírito, bem-estar emocional e ao ambiente ao seu redor.

bela flor florescendo
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Consulte a página Como impedir o primeiro (e o próximo) curso para uma revisão muito mais detalhada de cada um dos fatores de risco. As outras páginas “In a Nutshell” também fornecem o esquema no qual você pode começar a fazer uma jornada de saúde. Você pode achar que Pepe encontra seu caminho um diário útil de uma jornada de saúde. Sinta-se livre para compartilhar este site e página com seus contatos. Seu Fórum de Saúde se esforça para tornar as informações disponíveis e acessíveis às pessoas que podem usá-las.

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Luiz Presso
Luiz Presso