Frigideira de batata, salsicha de frango e couve

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As refeições com frigideiras são rápidas o suficiente para o café da manhã e fartas para o almoço ou jantar. Esta receita foi preparada por Iris Briand RDN da Sol Food Nutrition e embala um bom soco. Ele incorpora couve em um prato principal e é fácil de preparar.

A couve é uma grande fonte de antioxidantes, que diminui a inflamação no corpo. Também é rico em vitaminas (beta-caroteno, um precursor da vitamina A, C e K) e fibras. Embora todos os métodos de cozimento reduzam o teor de antioxidantes e de vitaminas na couve e em outros vegetais, o processo de cozimento a vapor retém a maior parte.

Batatas são tubérculos, essencialmente órgãos de armazenamento de plantas. Eles são ricos em carboidratos complexos, fibras, vitaminas e minerais. Nem todas as batatas são criadas iguais: batatas menores, pigmentadas (por exemplo, vermelho, roxo, laranja “doce” ou ouro Yukon) têm mais carotenóides e outros antioxidantes! Além disso, o teor de polifenóis desses tipos de batata pode contribuir para um índice glicêmico melhorado – o que significa menos problemático para os diabéticos.

Ingredientes

  • 4 batatas, batatas Yukon ouro ou roxas, cortadas em cubinhos e pré-cozidas no vapor
  • 2 salsichas de frango orgânicas (não OGM) (pré-cozidas)
  • 1 pimentão vermelho picado
  • 3 chalotas ou 1 cebola amarela
  • 1 cacho de couve, picada finamente e pré-cozida
  • 2-3 TBL orgânica manteiga, azeite ou óleo de coco virgem
  • Pitada de pimenta preta e sal marinho não branqueado, como o sal marinho de Redmond
  • Várias ervas, como manjericão, tomilho, orégano ou coentro (opcional)

Preparação

Leve uma panela grande para ferver e cozinhe no vapor as batatas em cubinhos em uma cesta de vapor por 10 minutos em fogo médio. Retire as batatas e transfira para uma tigela.

Batatas roxas em cubos
Batatas roxas em cubos. Foto de Iris Briand

Em seguida, adicione couve bem lavada e picada à cesta de cozimento a vapor. Adicione mais água. Deixe ferver novamente e abaixe para médio. Cozinhe por 10 minutos.

Tanto a batata quanto a couve podem ser levadas ao microondas para reduzir o tempo de cozimento no vapor. Cubra-os parcialmente para permitir que o vapor escape e leve ao microondas por 5 minutos (batatas) e 2 minutos (couve).

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Corte a cebola e a pimenta em cubos. Em seguida, corte as salsichas em fatias de 1 polegada.

Aqueça uma frigideira grande (12 polegadas) para médio e, em seguida, adicione 2 TBL óleo / manteiga. Adicione a cebola / chalotas, pimenta e salsichas à frigideira.

Adicione 1 colher de sopa de manteiga, azeite ou óleo de coco. As ervas (opcional) podem ser adicionadas agora. Junte a couve e as batatas cozidas no vapor. Cozinhe todos os ingredientes juntos por mais 3 minutos.

A receita rende 4 porções. Foto de Iris Briand

Sirva quente. Apreciar! Na rara chance de haver sobras, armazenam na geladeira por até 2 dias.

Outras opções:

  • Experimente a receita com batata-doce ou inhame.
  • Rache um ovo sobre ele, misture e frite por alguns minutos para obter proteína extra.
  • Para um prato vegan, substitua a linguiça de frango por tofu assado, rosca de soja, seitan, feijão preto, grão de bico ou feijão vermelho

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Luiz Presso