Melhores minerais e vitaminas para cabelos [Lista 2020]

Melhores minerais e vitaminas para cabelos [Lista 2020]

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Na entrada de hoje, conheceremos os minerais e vitaminas do cabelo que mais ajudam a mantê-lo forte e saudável. Muitas vezes acontece com você que seu cabelo perde o brilho, fica áspero e cai sem parar?

O cabelo é uma das partes do corpo que mais valorizamos, mas que muito raramente nos importamos de dentro. A primeira coisa em que geralmente pensamos é um corte, mas também devemos ver se nossa dieta é a mais adequada ou se devemos mudar algo em nossa dieta.

Continue lendo que lhe diremos tudo o que você precisa saber sobre micronutrientes para cabelos saudáveis ​​e brilhantes

Lista dos melhores minerais e vitaminas para cabelos em mulheres e homens

Como em qualquer outro tecido, nosso cabelo se alimenta do que comemos E, se tivermos uma dieta deficiente em certos nutrientes, podemos ter certeza de que ela sofrerá muito.

Nosso cabelo é feito de queratina, uma proteína que também é responsável por manter as unhas fortes. Mas também requer minerais e vitaminas para se manter saudável, e é por isso que é extremamente importante que prestemos um pouco mais de atenção aos alimentos.

Se atualmente você sente que seu cabelo está opaco e seco, verifique o nome de as vitaminas e minerais que você deve consumir para trazê-lo de volta à vida e conhecer algumas de suas principais fontes.

Além disso, se sua pergunta é qual vitamina é boa para perda de cabelo ou para aumentar seu crescimento, garantimos que essas dicas serão muito úteis.

1. Vitamina A para prevenir e parar a queda de cabelo

Todas as células precisam de vitamina A para crescer, até o cabelo, o tecido que mais cresce no nosso corpo.

Também conhecido como retinol, esta vitamina colabora no desenvolvimento de tecidos moles, mucosas, pele, ossos e dentes. Além disso, favorece nossa boa visão.

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As glândulas sebáceas do nosso corpo ficam secas e requer uma fonte de vitamina A para produzir sebo nos folículos capilares, que hidrata o couro cabeludo e mantém o cabelo saudável.

Esta vitamina é essencial para prevenir vários problemas capilares, como caspa, secura e couro cabeludo espesso, o que pode levar à sua queda prematura.


Você sabia que…

… o retinol pode ser encontrado puro na natureza, mas nosso corpo também usa um composto chamado beta-caroteno para transformá-lo na referida vitamina?

Você pode encontrar vitamina A ou beta-caroteno nos seguintes alimentos:

  • Óleo de fígado de bacalhau,
  • Ovo,
  • Fígado,
  • Rins,
  • Leite e seus derivados,
  • Frutas laranja e amarelas,
  • Cenoura,
  • Abóbora,
  • Ervilhas,
  • A maioria dos vegetais de folhas verdes.

2. Vitaminas do complexo B para fortalecer e dar brilho aos cabelos

As vitaminas B são essenciais para metabolismo de proteínas e lipídios. Eles ajudam a manter nosso sistema nervoso central saudável e colaboram na obtenção de energia a partir dos alimentos que ingerimos.

Provavelmente a vitamina mais usada para o crescimento do cabelo é a B8, também conhecida como biotina. Existem estudos que ligaram a falta desse nutriente à perda de cabelo.

Além disso, as vitaminas B3 e B6 ajudam a metabolizar a queratina, proteína responsável por dar brilho, volume e maciez aos cabelos.

O ácido fólico ou vitamina B9 é o principal responsável pelo crescimento celular saudável de todos os tecidos, incluindo cabelos.. Isso significa que um de seus benefícios é fortalecer e impedir sua queda.

Além disso, esta vitamina serve como uma ajuda para manter os glóbulos vermelhos saudáveis.

Vitamina B5 ou ácido pantotênico ajuda as glândulas supra-renais e intervém na síntese de hormônios anti-estresse, que ajuda a estimular o crescimento do cabelo e reduz a perda de cabelo.

Para finalizar, existem outras vitaminas B que ajudam criar glóbulos vermelhos, responsáveis ​​pelo transporte de oxigênio e nutrientes para todos os tecidos, incluindo folículos capilares e couro cabeludo. Este processo é essencial para o desenvolvimento do cabelo.

Se você chegou ao ponto em que seu cabelo cai tanto que acha que precisa de um corte de cabelo, talvez seja devido à falta do complexo B em seu corpo.

Recomendamos a inclusão de alimentos como:

  • Peixe,
  • Marisco,
  • Frango,
  • Carne de Vaca,
  • Fígado,
  • Ovos,
  • Leite e derivados,
  • Vegetais de folhas verdes escuras,
  • Feijão,
  • Feijões.
biotina para cabelos
A carne é uma boa fonte de vitaminas do complexo B

3. Vitamina C para crescer cabelo

A vitamina C é um dos antioxidantes mais poderosos, que nos protege do estresse oxidativo causado pelos radicais livres temidos.

Entre outros efeitos nocivos, essas partículas enfraquecem nosso cabelo e o deixam muito mais fino que o normal.

Por outro lado, o corpo usa essa vitamina para desenvolver colágeno, uma parte fundamental da estrutura capilar.

A vitamina C também é importante para a absorção de ferro, muito necessária para o crescimento do cabelo, como veremos mais adiante.

O consumo regular de frutas e vegetais ricos em vitamina C é essencial para manter os cabelos firmes e evitar a perda de cabelos.

Além disso, contribui para o seu crescimento, combate a secura e evita o envelhecimento precoce.

Você pode incluir vitamina C em sua dieta com os seguintes alimentos:

  • Frutas cítricas (laranja, limão, toranja, abacaxi),
  • Kiwi,
  • Morangos,
  • Goiaba,
  • Brócolis,
  • Espinafre,
  • Couve-flor,
  • Batatas,
  • Pimentão,
  • Salsa crua

4. Vitamina D para acabar com a alopecia

Um baixo nível desta vitamina tem sido associado à alopecia, termo médico pelo qual a perda de cabelo acentuada é conhecida.

Alguns estudos mostraram que vitamina D ajuda a desenvolver novos folículos (poros muito pequenos do couro cabeludo, onde um novo cabelo pode nascer).

Acredita-se que a vitamina D desempenhe um papel na produção capilar, mas a maioria das pesquisas se concentra em seus receptores.

Nosso corpo gera essa vitamina através da exposição à luz solar.

De qualquer forma, a maioria das pessoas não se cansa, para que possa ser uma boa idéia para aumentar o consumo de alimentos que o contêm.

Boas fontes alimentares de vitamina D incluem:

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  • peixe gordo (atum, salmão, cavala, entre outros),
  • óleo de fígado de bacalhau,
  • cogumelos
  • alimentos fortificados, como leite.

Em menor grau, alguns alimentos como queijo, fígado e gema de ovo também possuem essa vitamina.

Vitaminas para cabelos
Peixes gordurosos são ricos em vitamina D

5. O que é vitamina E para cabelos?

Essa vitamina é outro poderoso antioxidante que trabalha para prevenir o estresse oxidativo, uma das causas da perda de cabelo.

Seus benefícios foram demonstrados em uma investigação de 8 meses em que pessoas com alopecia tiveram uma melhora de 34,5% depois de suplementarem sua dieta com cápsulas de vitamina E.

Boas fontes de vitamina E são:

  • Sementes de girassol,
  • germe de trigo,
  • milho
  • azeitonas
  • nozes (amêndoas, nozes, etc.),
  • vegetais de folhas verdes (espinafre, couve, alface, aspargos),
  • abacates,
  • óleos vegetais,
  • manteiga
  • ovo.

6. O ferro é essencial para a saúde do cabelo

Este mineral é essencial para promover o crescimento do cabelo e manter sua saúde..

Um dos benefícios do ferro é que ajuda os glóbulos vermelhos a transportar oxigênio para as células. Sem dúvida, isso é essencial para o cabelo crescer.

Deficiência de ferro, que causa anemia, uma condição especialmente comum em mulheres, é uma das principais causas de perda de cabelo.

Você pode encontrar esse mineral principalmente nos seguintes alimentos:

  • Frutos do mar (amêijoas, ostras, etc.),
  • Peixe gordo (salmão, atum),
  • Ovos (especialmente a gema),
  • Carne magra e vermelha,
  • Pássaros,
  • Fígado,
  • Cereais fortificados,
  • Pulsos secos,
  • Grãos integrais,
  • Frutas desidratadas.
Vitaminas para cabelos
O fígado bovino é uma excelente fonte de ferro

7. Zinco: nutrição para fortalecer o cabelo

Este mineral é extremamente necessário para que muitas reações químicas ocorram dentro do corpo.

A ativação de certos hormônios ocorre graças ao zinco e, no caso dos cabelos, é usado para fortalecê-lo e impedir que ele se quebre ou caia.

Além disso, o zinco é um mineral muito importante para a reparação de tecido capilar. Ele também mantém as glândulas sebáceas ao redor dos folículos em bom funcionamento.

A perda de cabelo é um sintoma comum da deficiência de zinco.

No entanto, há relatos de que a suplementação com uma dose muito alta também pode contribuir para a perda de cabelo. Por esta razão, é melhor obter zinco diretamente dos alimentos.

Os alimentos ricos em zinco incluem:

  • carne bovina (provavelmente a fonte mais rica),
  • peixe
  • ostras,
  • grãos integrais,
  • ovos
  • laticínios,
  • espinafre,
  • germe de trigo,
  • sementes de abóbora,
  • nozes (nozes, por exemplo).

Vitaminas para cabelos: o que são e por que você precisa tomá-las (vídeo)

Perguntas frequentes

Quanto tempo você pode tomar vitaminas para o cabelo?

Pelo tempo que você precisar, mas sempre respeitando as quantidades diárias recomendadas.

Quanta biotina posso tomar por dia?

Se você estiver fazendo um tratamento capilar, a dose recomendada será geralmente de 500 a 700 mcg por dia.

Quais são os alimentos que contêm mais biotina (vitamina B8)?

Os peixes azuis do fundo do mar são os mais ricos nesta vitamina.

Considerações finais

Obviamente, na farmácia, você pode encontrar pílulas de suplementos multivitamínicos para nutrir e fortalecer o cabelo, que ajudam a parar a perda de cabelo e melhorar o crescimento do cabelo.

Além disso, os alimentos naturais que compartilhamos aqui são realmente bons porque eles têm todos os minerais e vitaminas necessários para o cabelo.

Em outras palavras: são os alimentos mais inteligentes para cabelos masculinos e femininos.

Bem, foi tudo por enquanto. Esperamos que esta lista de alimentos ricos em minerais e vitaminas seja muito útil para fortalecer seu cabelo.

Muito obrigado pela sua visita e, se desejar, deixe seus comentários ou perguntas relacionadas abaixo.

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SOBRE O AUTOR
Carlos Seller Carlos Seller
Fundador e Diretor do TuSaludTotal.com, Graduado em Nutrição Humana, Dietética e Naturologia.
Ela espera ajudá-lo a melhorar sua saúde e qualidade de vida, informando-o sobre as melhores opções de tratamento disponíveis.
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Luiz Presso
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