Os 10 melhores superalimentos que você deve comer

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Você já se perguntou o que significa um superalimento?

Quais superalimentos você deve considerar comer?

Sempre há muito debate e informações sobre quais alimentos você deve ou não comer. Comer refeições balanceadas não é fácil e as pessoas podem gastar muito tempo, se preocupar e dinheiro tentando encontrar as coisas certas para comer, para uma saúde ideal.

Algumas pessoas podem até ir ao extremo para ficar saudável e também podem tentar dietas da moda para tentar perder peso. Pode ser muito perigoso ou até mortal se você comer muito pouco ou tentar alguma dieta extrema da moda, especialmente se você fizer isso sem consultar o seu médico.

Então, o que você deve fazer é a pergunta que a maioria das pessoas faria?

Bem … acontece que incluir os chamados superalimentos em seus planos de dieta é uma jogada inteligente!

Então, os superalimentos são realmente saudáveis?

Você também pode se perguntar e se perguntar o que isso envolve. Escrevemos este artigo do blog para explicar o que realmente significa o termo superalimento e quais tipos de alimentos são e como eles podem realmente ajudá-lo.

O que são superalimentos?

Geralmente, o termo superalimento foi cunhado para descrever um item alimentar que possui uma quantidade e diversidade de nutrientes muito altas. Isso significa que é um alimento que você pode esperar para lhe proporcionar muita bondade saudável. Afinal, seu corpo precisa de uma variedade de importantes vitaminas, minerais, fibras e, é claro, moléculas biológicas de gorduras, carboidratos e proteínas.

Alguns desses alimentos são super antioxidantes, o que significa que eles têm substâncias que protegem suas células de reações nocivas à oxidação. Estas são reações celulares que formam resíduos perigosos que podem danificar as células e levar a doenças.

De fato, os superalimentos, de acordo com a healthline, não incluem apenas um tipo de alimento, pois nem um único alimento fornecerá todos os nutrientes que você precisa, o que provavelmente é algo que você já percebe. Acontece que existem várias opções de superalimentos que você pode selecionar e adicionar à sua dieta, para ajudar seu corpo a obter muitos desses nutrientes úteis.

Existem vários benefícios de superalimentos que é o que discutiremos hoje em nosso artigo de blog. Também forneceremos a você uma lista dos 10 principais superalimentos abaixo para escolher na próxima vez que for às compras, para que você possa escolher os melhores superalimentos para obter o máximo de benefícios.

1. Bagas

As bagas são como “doces” da natureza, saborosas e cheias de nutrientes saudáveis. Quem já comeu mirtilos e framboesas sem dúvida concorda com esta afirmação. Já mencionamos antioxidantes e, na verdade, muitas bagas são uma excelente fonte de compostos antioxidantes, com base nos resultados de pesquisas.

Você realmente não pode errar, incluindo frutas na sua dieta e, de fato, as frutas são um dos melhores superalimentos para colocar smoothies.

O melhor de tudo é que é uma maneira saudável de satisfazer seus gulosos, muito melhor para você do que comer açúcar de doces e adoçantes artificiais. Vamos enfrentá-lo – o maior problema que muitos de nós temos é evitar açúcar e sobremesas que tendem a ser ruins para nós! Por que não fazer um smoothie de superalimento com frutas, em vez de um sorvete? Você não pode errar com as frutas, mesmo que coma um punhado de frutas frescas em vez de uma rica sobremesa de sorvete. De fato, as bagas são um dos superalimentos para a perda de peso que você pode comer.

Você já deve ter ouvido falar de goji berry e se perguntou quais são alguns dos benefícios à saúde do goji berry? Esses tipos de frutas contêm antioxidantes fortes e ajudar o sistema imunológico, suas células sanguíneas e também ajudam se você tiver câncer, de acordo com um estudo publicado. Eles também são comidos como um dos superalimentos secos que você pode obter.

2. Raiz de maca

Como afirmado pela healthline, a raiz da maca é outro excelente superalimento que é realmente um tipo de vegetal. A raiz é a parte que é consumida e há muitos benefícios da maca, incluindo a presença de polifenóis saudáveis ​​e grandes quantidades de vitamina C e ferro.

A grande quantidade de vitamina C significa que a raiz da maca é um dos superalimentos para o suporte do sistema imunológico. Muitas vezes você pode comprar maca na forma de pó, que pode ser adicionado a bebidas saudáveis. Os benefícios do pó de maca incluem a possibilidade de adicionar batidos para misturar com substâncias com sabor mais doce, caso você não goste do sabor da maca. Esta é uma ótima opção para muitas pessoas e rápida e fácil de fazer.

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A maca pode até ajudar as mulheres que lutam com a menopausa, segundo alguns cientistas. O extrato da raiz de maca parece ajudar os ossos, o que significa que pode ser uma boa maneira de ajudar a proteger seus ossos e reduzir as chances de desenvolvimento da osteoporose.

A osteoporose é um risco à medida que envelhece e é um problema específico em mulheres após a menopausa. Isso ocorre porque os hormônios femininos protegem os ossos de uma mulher e, uma vez que há menos estrogênio sendo produzido, aumenta as chances de problemas ósseos.

3. Spirulina

Spirulina é um tipo de alga e, sim, você pode estar pensando como alguém pode considerar comer algas? MAS …. esse é um superalimento definido. Segundo a healthline, os benefícios da Spirulina incluem a presença de muitos nutrientes nos tecidos da alga, incluindo uma boa porção de vitamina B1 e B2.

As vitaminas B são muito importantes para muitas reações nas células e ajudam o sistema nervoso a funcionar corretamente. No entanto, você precisa entender que, de fato, apenas as vitaminas não são as únicas coisas que seu corpo precisa para se manter saudável. Superalimentos, como a spirulina, contêm algumas vitaminas, mas elas contêm muito mais do que isso, o que as torna tão especiais e úteis para incluirmos em nossas dietas.

Na verdade, a spirulina também contém muitos dos bons ácidos graxos ômega-3, que é mais um dos muitos benefícios à saúde da spirulina que você obtém. A espirulina pode ser usada como um dos superalimentos veganos; afinal de contas, não é material animal, portanto, naturalmente, não é um problema para pessoas que são veganas.

Um dos produtos químicos mais poderosos da espirulina é a ficocianina, que é o que confere às algas sua cor verde-azulada na vida real. Essa molécula de pigmento, no entanto, é realmente uma antioxidante impressionante! A espirulina pode ser encontrada como um dos pó de superalimentos que você pode adicionar aos smoothies e incluir como parte de sua dieta de superalimentos.

4. Cacau em pó

Quando você pensa em pó de cacau cru, ou você ouve a palavra cacau que provavelmente pensa em chocolate. No entanto, é importante perceber que apenas certos chocolates possuem grandes quantidades de cacau saudável presente, e deve haver pelo menos 60% ou mais de cacau presente. Isso está de acordo com a saúde cotidiana.

O problema é que a maioria dos chocolates encontrados na loja não tem muito cacau presente e, em vez disso, possui muito açúcar, enquanto os chocolates mais saudáveis ​​e com maior concentração de cacau tendem a ter um sabor mais amargo.

A conclusão é que, se você quer chocolate saudável, precisa procurar cuidadosamente o tipo certo e os ingredientes e, em particular, a concentração de cacau presente na barra de chocolate. De fato, em muitos casos, comprar cacau em pó pode ser uma escolha melhor.

Os benefícios do pó de cacau incluem o fato de ser um dos superalimentos para a redução do colesterol. O colesterol alto é um dos problemas que muitas pessoas têm hoje, levando frequentemente a doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos.

5. Verduras

Provavelmente não é de surpreender que os vegetais verdes folhosos sejam um dos superalimentos para comer todos os dias. Você provavelmente cresceu com seus pais dizendo para você comer seus vegetais. Eles não estavam errados. O site Harvard.edu afirma que vegetais como espinafre, couve e couve têm altos níveis de antioxidantes, como vitamina C e A.

Vegetais verde-escuros também têm muito ferro, fibra, magnésio e cálcio; estas são todas as substâncias que seu corpo precisa para se manter saudável. A importância da fibra encontrada nos vegetais também não deve ser subestimada. A fibra alimentar ajuda você a se sentir cheio mais cedo, para não comer demais, e ajuda a mantê-lo regular e a ajudar o corpo em geral.

Você pode usar vegetais verdes para fazer uma salada fantástica de superalimentos, e esses vegetais podem ser facilmente incluídos em muitos tipos diferentes de receitas de superalimentos. Você pode até fazer um smoothie que inclua espinafre ou também adicionar nozes aos vegetais para fazer uma refeição ainda mais nutritiva. Existem muitas opções disponíveis e receitas de como você pode incorporar esses vegetais de folhas verde-escuras em seus planos de refeições.

6. Nozes

Uma excelente fonte de proteína para todos, nozes têm uma infinidade de benefícios. Eles contêm grandes quantidades do bom tipo de gordura, a gordura não saturada. Isso inclui os ácidos graxos ômega-3, que são realmente benéficos para o coração e os vasos sanguíneos, porque ajudam na inflamação do corpo.

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De acordo com a saúde cotidiana, as nozes também podem ajudar a diminuir o mau tipo de colesterol, o LDL no sangue, que pode bloquear as artérias que causam aterosclerose e aumentar o risco de ataque cardíaco devido a coágulos sanguíneos.

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Vários diferentes variedades de nozes pode ser usado em receitas, por exemplo, você pode incluir nozes, avelãs, amêndoas ou nozes como parte de muitas refeições diferentes ou como um lanche em movimento. Até o amendoim tem benefícios à saúde que haviam sido negligenciados até agora.

Uma maneira inteligente e fácil de incluir nozes é adicioná-lo a um cereal saudável no café da manhã. Dessa forma, você obtém um aumento de proteína junto com todos os outros benefícios de comer nozes cruas. No entanto, tenha cuidado ao escolher um cereal de café da manhã rico em fibras e saudável, e não carregado com açúcares adicionados.

As nozes podem ser incluídas como um dos superalimentos para o diabetes, já que algumas nozes podem até ajudá-lo a regular o açúcar no sangue. Diabetes tipo 2 é um problema comum que muitos adultos desenvolvem à medida que envelhecem.

Essa é uma condição que, apesar de você ainda precisar de medicação para controlar, também pode ser bem regulada por uma mudança na dieta e aumentando a quantidade de exercício que você faz. Nozes seria um bom substituto para alimentos com alto teor de açúcar, como doces, que você pode ter comido no passado.

7. ovos

Os ovos são um ótimo superalimento se você não estiver em uma dieta vegana. A pesquisa mostrou que os ovos contêm muitos nutrientes que são bons para você, incluindo aminoácidos, vitamina B12 e colina e, portanto, são um bom complemento para os superalimentos da gravidez para os não veganos comerem. Os ovos também são um dos muitos superalimentos para os atletas.

Sabemos que os ovos são uma ótima fonte de proteína e, como resultado, pode ser um bom café da manhã. Como muitos atletas precisam de muita proteína, não surpreende que os ovos estejam no topo das escolhas alimentares de muitos atletas.

Você pode se perguntar por que os ovos seriam uma escolha melhor do que a carne vermelha. Comer ovos em vez de muita carne vermelha leva a uma saúde melhor, ou assim demonstraram estudos científicos, então parece que as evidências estão mostrando que os ovos são realmente uma escolha mais saudável quando se trata de proteína animal.

Se você é vegano, obviamente, não incluiria ovos como parte de sua dieta, mas poderá escolher entre outras opções de alta proteína sobre as quais já falamos, como nozes. Além da proteína, você também deve beber e comer alimentos que ajudam as boas bactérias no intestino, o que nos leva a uma discussão sobre o kefir.

8. Kefir

Kefir tornou-se popular como uma bebida nos últimos anos, e por boas razões. Na verdade, essa é uma bebida feita por fermentação, parcialmente baseada no leite e semelhante ao iogurte que contém probióticos, de acordo com a healthline. Você pode estar se perguntando por que os probióticos são tão bons para você.

Os probióticos são micróbios saudáveis ​​que ajudam a impedir que bactérias ruins e leveduras nocivas se apaguem no intestino e ajudam a proteger o revestimento do intestino. É ainda mais importante estar ciente da importância de boas bactérias se você tiver terminado recentemente um curso de antibióticos, pois alguns deles podem matar as bactérias saudáveis, causando um desequilíbrio no intestino.

Bactérias nocivas como C. difficile pode causar grandes problemas gastrointestinais que podem ser muito perigosos; portanto, lembre-se do valor dos probióticos, principalmente se estiver tomando antibióticos.

Na verdade, existem bons micróbios no kefir que ajudam o sistema digestivo a se manter saudável e também ajudam o sistema imunológico, com base em estudos realizados. Um sistema imunológico forte é o que você deseja, porque essa é a parte do seu corpo que o protege de muitas doenças e patógenos infecciosos, como vírus e bactérias nocivas.

9. Gengibre

Qualquer pessoa que tenha sofrido muita náusea sabe como isso é desagradável e debilitante. Enquanto uma pessoa pode potencialmente comprar remédios para ajudar com o mal-estar, existem substâncias naturais que podem ser muito úteis. Segundo a healthline, o gengibre é uma substância que tem sido usada por muitos para ajudar a acabar com o mal-estar que você costuma sentir quando está com problemas de estômago.

O chá de gengibre pode ser bebido, mas você também pode morder biscoitos ou doces de gengibre para ajudar a reduzir a náusea. Também pode ser útil para ajudar com a inflamação no corpo e contém produtos químicos antioxidantes. O gengibre é, como a maca, extraído da raiz da planta.

Você pode estar se perguntando que evidências existem para o gengibre ser um bom remédio para náuseas. Estudos realizados em pessoas submetidas à cirurgia da vesícula biliar demonstraram ser útil na prevenção de grande parte das náuseas nos pacientes. O gengibre também é algo que as mulheres grávidas podem tentar ajudá-las com a doença de movimento que podem experimentar durante os estágios iniciais da gravidez.

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Você também pode encontrar o gengibre em várias formas diferentes, por isso é fácil incluir como lanche na casa ou como um chá que você pode beber. Em alguns casos, você provavelmente pode comprar gengibre em pó também para usar. É uma especiaria quente que percorre um longo caminho e isso significa que você realmente precisaria usar apenas um pouco de cada vez, frequentemente, para obter os benefícios.

10. Alho

O alho tem sido tradicionalmente usado para tratar uma variedade de doenças diferentes no corpo. O alho é o bulbo de uma planta, semelhante à cebola, e faz parte de muitas refeições, pois acrescenta sabor e sabor aos alimentos. As pessoas até fazem pão de alho delicioso para comer.

Existem muitos estudos que demonstraram que o alho é eficaz contra certos fungos, bactérias e vírus. Além disso, o alho também contém muitos nutrientes úteis, incluindo selênio, vitamina C e vitamina B6. Sabemos que a vitamina C é um micronutriente essencial que ajuda a curar feridas e ajuda a mantê-lo saudável e forte, uma vez que é um forte antioxidante nas células.

Semelhante a outras vitaminas B que descrevemos anteriormente, a vitamina B6 ajuda o sistema nervoso e ajuda com muitas das reações químicas às quais suas células sofrem todos os dias. O selênio é um mineral que é necessário apenas em pequenas quantidades pelas células, mas é útil para proteger os tecidos contra danos.

Você pode adicionar alho a muitos tipos de pratos e certamente é um ótimo complemento para muitas receitas de superalimentos. É uma das melhores maneiras de obter uma refeição saborosa e obter toda a bondade associada ao alho por causa dos compostos químicos encontrados na planta.

Qual desses superalimentos você deve escolher?

Cada um de nós tem seus próprios gostos e desgostos e você pode não gostar de todos os 10 superalimentos que discutimos, mas é uma boa lista para escolher. Você definitivamente deve tentar o seu melhor para incorporar um ou mais alimentos da nossa lista, resumidos abaixo novamente.

  1. Bagas
  2. Raiz de maca
  3. Spirulina
  4. Cacau em pó
  5. Folhas verdes
  6. Nozes
  7. Ovos
  8. Kefir
  9. Gengibre
  10. Alho

Você pode encontrar esses superalimentos de muitas formas diferentes e haverá um ou mais que se adequam à sua dieta, independentemente das refeições que você faz. Existem superalimentos adequados para mulheres grávidas, diabéticos e atletas. Independentemente de você ser vegano ou não, há algo que você pode incluir.

Os superalimentos também costumam vir em pó, como mencionamos, para vários como o cacau e a raiz da maca, ou podem ser consumidos como estão, como nozes e frutas silvestres. Você também tem alguns superalimentos que você pode tomar como bebidas, incluindo kefir, gengibre e cacau. Claro que você também pode usar um liquidificador para fazer uma bebida de superalimento que inclui vários ingredientes de superalimento, na forma de um smoothie.

Benefícios gerais para a saúde dos superalimentos

Pensamos que deveríamos resumir rapidamente alguns dos benefícios gerais da escolha de superalimentos. Os principais superalimentos têm muitos nutrientes que as células do seu corpo precisam. Vários dos 10 principais superalimentos também protegem suas células dos danos causados ​​pela oxidação e, portanto, são excelentes antioxidantes.

Os melhores superalimentos não apenas protegem você contra doenças, mas também fornecem as vitaminas necessárias, como vitamina A, C, B2, B6, B12 e muito mais. Minerais como selênio também são importantes e encontrados em alguns de nossos superalimentos.

Nos últimos anos, o valor dos ácidos graxos ômega-3 tem sido reconhecido como uma maneira de ajudar a reduzir as reações inflamatórias no organismo. A inflamação crônica foi estudada e ligada a muitas doenças e, portanto, a ingestão de alimentos que ajudam com isso é extremamente útil.

A importância dos probióticos encontrados em alguns superalimentos e o significado das fibras alimentares também são o que torna alguns desses alimentos muito saudáveis ​​e por que eles devem ser incluídos em uma dieta de superalimentos.

Superalimentos e doenças

Além disso, eles também podem ajudar, em alguns casos, a aliviar sintomas como náusea e podem ter atividades antimicrobianas.

Estão em andamento pesquisas sobre todos os superalimentos que discutimos, mas o que é certo é que você não pode errar ao adicionar um ou vários deles à sua dieta. Uma pequena mudança pode causar um grande impacto, mas vale lembrar que sempre verifique com seu médico sobre dieta, especialmente se você tiver uma condição médica crônica que pode exigir que você siga uma dieta especial.

Em conclusão, pode ajudar muito a saber quais alimentos contêm os nutrientes e minerais mais benéficos, e isso também pode ajudá-lo a fazer escolhas inteligentes ao fazer compras.

Saber quais são os melhores superalimentos permitirá que você aproveite ao máximo seu dinheiro ao fazer compras!

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Luiz Presso
Luiz Presso