Os benefícios de frutas e legumes; uma abordagem para um estilo de vida saudável.

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A nutrição adequada é importante desde a concepção até a morte, a fim de obter uma vida saudável e funcionar de maneira ideal na sociedade.
De acordo com Hipócrates, o pai da medicina, ele disse: “Deixe sua comida ser seu remédio e seu remédio seja sua comida” o que reforçou a importância dos alimentos ao longo do ciclo de vida do homem.

Infelizmente, deixamos os alimentos que deveríamos comer e comer aqueles que não devíamos ter comido e isso levou a uma redução na saúde e no bem-estar.

De acordo com pesquisa realizada por nutricionistas, os seres humanos se inscreveram em alimentos açucarados, refeições gordurosas, alimentos processados ​​e alimentos com alto índice glicêmico, em vez de grãos integrais, leguminosas, vegetais de folhas verdes, frutas essenciais para o corpo.

Você sabia que frutas e verduras são essenciais para uma vida saudável e bem-estar?

Frutas: A palavra “fruisto” normalmente significa as estruturas carnudas associadas a sementes de uma planta que são doces ou azedas e comestíveis no estado bruto, como maçãs, bananas, melões, uvas, limões, laranjas e morangos, entre outros.

Frutas e legumes contêm fontes ricas de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes que levam a uma vida saudável.

A importância benéfica das frutas não pode ser cumprida sem o seu homólogo vizinho chamado “vegetais”.

Legumes são partes de plantas que são consumidas por seres humanos ou outros animais como alimento. Portanto, esses dois coletivamente (frutas e vegetais) fornecem variedades de nutrientes ao homem, fazendo com que suas funções sejam pronunciadas.

Os benefícios das frutas e legumes na dieta.

Você pode se perguntar: por que frutas e legumes devem fazer parte do nosso dia a dia?

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  • A ingestão suficiente de frutas e vegetais protege o corpo de muitas doenças não transmissíveis, como doenças cardíacas, derrames, entre outras.
  • Frutas e legumes estimulam o sistema imunológico.
  • Frutas e vegetais dão energia ao corpo.
  • Atualmente, muito interesse está focado no papel vital dos antioxidantes, no sentido de reduzir o envelhecimento, o que confere uma cor brilhante às frutas e vegetais e atua como eliminadores que limpam os radicais livres antes que causem efeitos prejudiciais à saúde.
  • Além disso, as fibras encontradas nas frutas e legumes têm demonstrado reduzir as taxas de passagem intestinal da formação de um volume, levando a uma absorção mais gradual dos nutrientes, prevenindo a constipação e aumentando a motilidade gastrointestinal.
  • As frutas podem ser fermentadas no cólon, aumentando a concentração de ácidos graxos de cadeia curta, possuindo propriedades anticarcinogênicas (que é um antagonista da substância cancerígena) e mantendo a saúde intestinal.
  • Várias pesquisas destacaram o potencial de redução de risco de doenças cardiovasculares de frutas e vegetais, pelo qual sua ingestão foi fortemente associada a fatores de risco cardiovascular mais baixos, como pressão arterial (PA) mais baixa, colesterol e triacilglicerol, prevenindo assim distúrbios cardiovasculares prematuros.
  • Um aumento no consumo de ricos em carotenóides (frutas e vegetais ricos em vitamina A). Isso mantém os olhos e a pele saudáveis.
  • Frutas e vegetais mantêm o nível de colesterol no sangue, pois reduzem o dano oxidativo e causam um aumento na resistência à oxidação do LDL (lipoproteína de baixa densidade). Também foi relatado que um aumento no consumo de vegetais crucíferos causa uma diminuição no risco de câncer intestinal, intestinal, tireóide, pancreático e pulmonar.
  • O folato das frutas e legumes (espinafre, alface, couve e cenoura) ajuda na formação de glóbulos vermelhos e reduz os riscos de defeitos do tubo neural e espinha bífida em recém-nascidos.
  • Frutas e legumes também foram sugeridos para prevenir osteoporose em adultos e “Ricketts e formação deficiente de dentes” em crianças, principalmente por suas ricas fontes de cálcio e outras vitaminas, vitais para a saúde óssea. O alto teor de fibras de frutas e vegetais pode desempenhar um papel na absorção de cálcio e reduzir a ‘Carga ácida’ da nossa dieta, melhorando a formação óssea e suprimindo a reabsorção óssea, o que consequentemente resulta em maior força óssea.
  • Além disso, os fitoingredientes em frutas e vegetais, como groselha, curcumina e isoflavonas de soja, demonstraram ser protetores contra danos nas lentes que ocorrem devido à hiperglicemia e certos flavonóides, como a quercetina, podem impedir o estresse oxidativo na patogênese do glaucoma.
  • Uma alta ingestão de frutas e vegetais foi inversamente associada ao risco de doenças obstrutivas crônicas (DPOC) e sintomas respiratórios.
  • Maior ingestão total de frutas e vegetais também está associada a um menor risco de declínio cognitivo, portanto, provou ser benéfico para a saúde mental e prevenção de problemas mentais.
  • Sugeriu-se que vegetais de folhas verdes tenham um efeito protetor genuíno contra o câncer de pulmão.

Consequências de não comer frutas e verduras na dieta.

A baixa ingestão de frutas e vegetais na dieta diária tem efeitos prejudiciais sobre o corpo, como:

  • Cegueira noturna.
  • Má formação óssea e dentária (raquitismo em crianças e osteomalácia em adultos).
  • Hemorragia e tempo de coagulação lento.
  • Sistema imunológico enfraquecido.
  • Atraso ou deterioração da cicatrização.
  • Indigestão e anorexia.
  • Má percepção mental e saúde.
  • Aumento dos riscos de doenças não transmissíveis, como doenças cardíacas e câncer.
  • Esterilidade.

Todas as famílias devem procurar incluir variedades de frutas e vegetais em sua dieta diária, a fim de promover um estilo de vida saudável, prevenir doenças e reduzir as visitas frequentes aos hospitais.

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Luiz Presso
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