Os mais de 100 anos de história dos óleos vegetais: como eles saíram do radar da saúde do coração

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Por Maureen Jones, RN. Prefácio de Christopher M. Cirino, DO MPH

Há muita verdade no ditado “você é o que você come”. Nossos corpos obtêm nutrientes do meio ambiente e criam os blocos de construção que os constroem e mantêm. As substâncias que são ingeridas pelo corpo e metabolizadas são de três tipos: gordura, açúcar e proteína. Porém, a diversidade em que essas substâncias são encontradas, alimentos naturais ricos em fibras versus alimentos processados ​​pobres em fibras, provavelmente é a contribuição mais importante para o quão saudável é um alimento. Embora pareça incompreensível para uma entidade governamental proibir ou restringir um alimento na dieta, esse foi o resultado depois que o FDA recomendou uma dieta pobre em gorduras saturadas no início dos anos 1970. Isso deu às indústrias luz verde para produzir alimentos que eram “livres de gordura” nos anos 80 e aumentou a popularidade dos cereais matinais e outros alimentos altamente processados.

Muito do ímpeto para a modificação de dietas resultou de descobertas anteriores de doenças cardíacas, de estudos de coorte e estudos de autópsia. Os cientistas encontraram placas de colesterol incrustadas nas artérias coronárias em pacientes que morreram de ataques cardíacos. O processo de pensamento era que o colesterol e as gorduras na dieta poderiam alimentar o processo de aterosclerose, que em última instância leva ao bloqueio dos vasos que irrigam o próprio coração. Na verdade, o corpo sintetiza cerca de 80% do colesterol que desempenha funções importantes no organismo, como a produção de hormônios sexuais, sendo usado em tecidos e bainhas de nervos e auxiliando na produção de bile no fígado.

O que se seguiu foram recomendações de dieta que realmente alteraram o panorama de alimentos disponíveis e ameaçaram a saúde do país com uma epidemia de obesidade, que ainda enfrentamos. Junto com a obesidade, veio o agravamento das doenças cardíacas, pressão alta e diabetes. A assistência médica tornou-se um sistema de assistência médica, com as empresas farmacêuticas embolsando os lucros com medicamentos que apenas ajustavam o caminho da disfunção, sem se aproximar da origem da doença. Estudos têm claramente “perdoado” as gorduras saturadas como sendo culpadas de doenças cardíacas, muitas delas mostrando uma tendência crescente para menos doenças cardíacas.

Os cientistas agora chegaram mais perto de compreender a origem das doenças cardíacas, e o colesterol e as gorduras saturadas eram mais parecidos com espectadores inocentes: a inflamação causa aterosclerose – os “macrófagos espumosos” que foram descritos são acionados por sinais químicos como receptores toll-like e outras citocinas que causam inflamação. E o que causa a inflamação? Como sistemas complexos, interagimos com nosso ambiente por meio da ingestão (comida), inspiração (ar), injeção (trauma / abuso de drogas) e impressão (estados de estresse). É a partir dessa interação que as toxinas do ar, como poluição e fumaça de cigarro, e alimentos, como alimentos processados ​​e gorduras trans, desencadeiam uma cascata inflamatória em nosso sistema vascular.

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O que se segue é uma postagem de Maureen Jones, uma enfermeira registrada e treinadora de ceto certificado. Ela descreve a história fascinante dos óleos vegetais de cozinha, originalmente derivados do óleo de semente de algodão, que na época eram considerados resíduos tóxicos, contribuindo pelo menos parcialmente para o aumento do risco de aterosclerose.

Os mais de 100 anos de história dos óleos vegetais: como eles saíram do radar da saúde

Escrito por Maureen Jones, RN

E se houvesse uma maneira fácil de começar a melhorar sua saúde hoje e reduzir o risco de desenvolver uma doença crônica?

Boas notícias! Como enfermeira registrada e treinadora de nutrição, gostaria de compartilhar com vocês uma visão geral do óleo de cozinha. Não estou vendendo pílulas, poções ou óleos de cobra. E embora esta intervenção dietética é relacionado ao petróleo, garanto que não há mágica envolvida!

O que vem à mente quando você ouve as palavras “óleo de cozinha”? Para algumas pessoas, pode ser milho ou canola; para outros, margarina, manteiga ou mesmo Crisco. Mas como uma pessoa pode diferenciá-los e cortar todas as camadas de graxa? Vamos abrir o livro de história e olhar para trás no tempo.

O uso de óleo de cozinha derivado de gordura animal provavelmente remonta a 250.000 anos, uma época em que os arqueólogos acreditam que os primeiros humanos começaram a cozinhar com fogo! Ainda mais recentemente, durante o período colonial na América, a maioria dos lares americanos usava os produtos de origem animal, manteiga ou banha para cozinhar. A banha conferia especial sabor e flocos aos produtos de panificação. (Você não pode apenas cheirar os biscoitos agora?)

Na década de 1850, os empresários (com a ajuda dos avanços tecnológicos da época), começaram a lucrar com a extração comercial do óleo de semente de algodão. Inicialmente, o óleo era usado para fazer sabonetes e velas, ou era adicionado ilegalmente ao azeite de oliva, gorduras animais e banha. Não demorou muito para que empresas como a Procter & Gamble aprendessem a hidrogená-lo, um processo que transformava o óleo líquido em sólido, criando o primeiro “gordura trans”, Assemelhando-se a banha.

Crisco, para “óleo de algodão cristalizado, ”Foi finalmente comercializado para as massas em 1911, visando a dona de casa moderna e de mente aberta. Alguns dos anúncios anteriores afirmavam que o Crisco “torna todas as suas tortas e bolos fritos leves e digeríveis” e “O Crisco torna os alimentos tão saudáveis ​​quanto deliciosos”. Foi apresentado como o novo óleo de cozinha adaptável. Colocar um tubo de Crisco em cada cozinha americana era o objetivo principal da Procter & Gamble. Se consumir esses óleos era realmente saudável ou não, não se sabia na época.

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Desde a Grande Depressão e em meados dos anos 1900, o governo federal influenciou cada vez mais o setor agrícola, subsidiando milho, trigo e soja, em uma tentativa de estabilizar a renda do agricultor e as reservas de alimentos. Os agricultores americanos começaram a cultivar soja para se qualificar para apoio governamental e para ajudar a revitalizar seu solo carregado de seca (ou seja, a soja traz de volta azoto no solo). Em 1950, o excedente de soja e a diminuição da área plantada com algodão levaram o óleo de soja a substituir o óleo de semente de algodão como uma alternativa mais barata.

Durante o final dos anos 1940, o Associação Americana do Coração (AHA) não teve a mesma influência que exerce hoje. Fundado em 1924, começou como uma organização incipiente e sem fins lucrativos de cardiologistas que tinham como objetivo reduzir as doenças cardiovasculares e derrames. Em 1948, a AHA aceitou uma doação de US $ 1,5 milhão da empresa Procter & Gamble da Crisco. Nos anos seguintes, a AHA faria recomendações para mudar o consumo de gorduras saturadas para óleos vegetais “saudáveis ​​para o coração”. A AHA manteria esta posição até recentemente, como evidências acumuladas de danos do consumo de gordura trans tornou-o incontestável.

O fisiologista e acadêmico Ancel Keys atendeu o presidente Eisenhower após seu primeiro ataque cardíaco. Ele concluiu que o consumo alimentar de ácidos graxos aumenta o colesterol sérico. Chegando à capa da revista Time, o Dr. Keys convenceu os Estados Unidos de que consumir gordura na dieta era equivalente a uma doença cardíaca. Seu epidemiológico Estudo de sete países encontrou associações diretas entre estilo de vida e doenças cardíacas e ganhou aclamação mundial. A principal conclusão foi que a gordura saturada se correlacionou com o colesterol LDL “ruim”.

Em 1961, a primeira recomendação oficial da American Heart Association foi “reduzir a ingestão de gordura total, gordura saturada e colesterol, aumentando a ingestão de gordura poliinsaturada”. O conselho ajudou a moldar as Diretrizes Dietéticas para Americanos de 1977. A certa altura, a gordura trans e os óleos hidrogenados foram considerados “um grande benefício para as artérias dos americanos”. O uso de margarina e outros óleos derivados de plantas aumentou, enquanto a manteiga e os ovos tornaram-se coisas do passado.

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Foi só na década de 1990 que as evidências emergentes ligaram claramente as gorduras trans ao risco cardíaco. Espere o que?! O povo americano estava sendo enganado o tempo todo, comendo alimentos que realmente contribuíram para os ataques cardíacos? Parece que sim. Em 2013, o FDA removido óleos hidrogenados de sua lista de alimentos humanos Geralmente reconhecido como seguro (GRAS) Foi um grande passo na direção certa! E adivinha? Ao contrário das conclusões anteriores, verifica-se que as gorduras saturadas têm um efeito positivo no HDL, o colesterol bom! Além disso, o aumento coincidente em LDL e HDL não tem uma conexão direta com doença cardíaca.

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Estudos proeminentes mostram hoje que os óleos de sementes industriais, usados ​​em quase todos os alimentos embalados, podem eliminar a delicada proporção de ômega 3 para 6, afetando negativamente a saúde metabólica. Mesmo quando não hidrogenados, esses delicados óleos ômega 6 são altamente suscetíveis à oxidação por meio da luz e do calor. Para produzir óleo de canola, ele deve passar por um intenso branqueamento, aquecimento e desodorização, que criam subprodutos tóxicos como o formaldeído.

Óleos danificados e oxidados podem realmente “inflar” nossos adipócitos (células de gordura), causando uma correlação direta com o ganho de peso. Embora seja amplamente aceito que açúcares e carboidratos simples “atiçam a chama” da disfunção metabólica e da obesidade, agora se acredita que esses óleos adulterados provavelmente acendem o fogo em primeiro lugar!

Nos últimos 75 anos, nosso país viu proporções epidêmicas de diabetes e doenças cardíacas. Além disso, a crise da obesidade está crescendo. A prevalência de adultos obesos é agora de 42,4% e escalada. Nina Teicholz, autora de best-sellers e jornalista nutricional, está convencida de que o maior fator que contribui para o declínio da saúde de nosso país é o aumento dramático no consumo de óleo vegetal. Então, como mudamos a trajetória e fazemos escolhas alimentares positivas?

Lembre-se de que as gorduras de fontes naturais (como ovos, azeitonas, cocos, abacates) são muito mais saudáveis ​​do que as gorduras de óleos industriais processados ​​(como caroço de algodão, canola, milho, soja, girassol e cártamo). Comer uma abundância de óleos processados ​​pode ser uma ladeira escorregadia! Escolher gorduras saudáveis ​​em vez de óleos processados ​​é uma estratégia poderosa para proteger a nós e nossos entes queridos de doenças. Embora ninguém seja perfeito, simplesmente tentar o nosso melhor para fazer escolhas alimentares saudáveis ​​e completas fortalecerá nosso sistema imunológico e colherá benefícios para a saúde por toda a vida.

Maureen Jones mora em Wilsonville, Oregon com seu marido Tom. Eles gostam de passear de barco e surfar no belo rio Willamette. Ela é uma enfermeira registrada em 2 clínicas gratuitas locais e um coach certificado de ceto. Você pode aprender mais em ketos2you.com.

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Luiz Presso
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