Saladeira de espinafre com inspiração tailandesa

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Saladeira de espinafre com inspiração tailandesa

por Ginnie Lin

Nós aqui do Your Health Forum somos grandes fãs de salada. Esta receita nasceu do desejo de um refogado tailandês, mas sem ter tempo para o fazer! O resultado foi uma tigela balanceada e recheada com espinafre nutritivo como base e depois coberta com abacate cremoso, tofu quente e um delicioso molho de amendoim.

A base da tigela, que normalmente seria arroz branco, foi substituída por espinafre. Depois de um rápido enxágue e pique, está pronto! Além da praticidade (você encontra em qualquer supermercado), o espinafre é uma folha verde cheia de antioxidantes, fibras e ferro! Ao contrário de algumas outras verduras para salada, o espinafre (e seus primos próximos: rúcula, couve, brócolis, bok choy e mostarda) são mais densos em nutrientes. Sua cor verde escura é, na verdade, indicativa das vitaminas e minerais que contém.

Espinafre e verduras semelhantes podem servir como base fácil para uma variedade de tigelas, dependendo do seu humor. Por exemplo, eles podem assumir um sabor completamente diferente quando combinados com queijo azul e frutas, juntamente com um vinagrete de base balsâmica.

Adicionar Tofu

Agora, para as “coberturas” – elas são adicionadas à base de espinafre e fornecem sabor e textura.

Como estávamos buscando um perfil de sabor de inspiração tailandesa, o principal componente de proteína da tigela era tofu firme! O tofu, feito de soja, é rico em proteínas vegetais. Ele contém todos os aminoácidos necessários para seu corpo (importante para vegetarianos e veganos) em um pacote denso de nutrientes!

Por si só, é bastante insípido e frio – mas quando aquecido no micro-ondas e temperado com o temperado molho de amendoim, fica saboroso e delicioso. Também é rápido e fácil de preparar – basta pegar o tofu cru e enxaguar. Depois, pegue uma faca e corte em cubos de meia polegada. Embora você possa apreciá-lo frio, gosto dele aquecido no micro-ondas por 30 segundos.

Você também pode experimentar diferentes texturas de tofu. Embora este prato exija tofu firme para manter sua forma, o tofu também vem em sedoso e suave variedades

Adicionar Abacate

Outra “cobertura” para a tigela, meio abacate, contribui com textura. Os abacates são uma ótima maneira de adicionar uma textura cremosa e podem ajudar a “segurar” a tigela. Eles conseguem isso porque estão cheios de gorduras mono-saturadas saudáveis ​​que são semelhantes às do azeite de oliva. Eles também contêm toneladas de fibras, potássio e vitaminas necessárias. Corte-os em cubinhos de meia polegada, semelhantes ao tofu, e adicione à tigela.

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finalmente, o molho cremoso de amendoim tailandês que reúne tudo. Este molho é incrivelmente versátil – não é apenas um ótimo complemento para uma variedade de saladas, mas também é um molho delicioso para vegetais frescos e carnes grelhadas. A combinação de sabores doces, de nozes e levemente ácidos anima qualquer prato sem graça. Esta receita específica usa menos açúcar e sódio, substituindo o molho de pimenta por pimenta em pó e açúcar refinado adicionado ao mel e vinagre de arroz.

Para fazer o molho para salada:

Misture uma colher cheia de manteiga de amendoim (cremosa ou crocante, ambos funcionam) com uma colher de chá de molho de soja, uma colher de chá de vinagre de arroz e um fiozinho de mel. Adicione pimenta em pó de sua preferência (também pode omitir). Mexa bem e ajuste conforme necessário. Se estiver muito grosso, adicione um pouco de água morna para diluí-lo. Esta receita pode ser ajustada ao tamanho de sua saladeira.

Também adicionei alguns tomates cereja à mão para colorir, mas é opcional. Aí está, um almoço fácil ou jantar leve com cozinha mínima!

Nota sobre tigelas – você verá que nesta receita, foi enfatizado para ter certeza de escolher componentes saudáveis ​​de proteína, fibra e gorduras. Embora tenhamos escolhido tofu, espinafre e abacate para esta receita (respectivamente), é fácil substituir e trocar o que você tem em mãos. Feijões, como lentilhas ou mesmo feijão preto enlatado, podem ser facilmente colocados em uma tigela estilo mais sudoeste e adiciona carboidratos saudáveis para a mistura.

Se você não é vegetariano, você pode usar frango grelhado ou atum em lata como a principal proteína em sua tigela. E qualquer que seja o sabor que você deseja, você também pode ajustar o molho ou molho para complementá-lo. Usei iogurte grego misturado com coentro para tigelas com sabor do sudoeste e tigelas de inspiração indiana, bem como vinagrete balsâmico para tigelas de inspiração italiana. As possibilidades de experimentar são infinitas!

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Luiz Presso
Luiz Presso