Vitaminas B: Quais são os efeitos da deficiência?

Vitaminas B: Quais são os efeitos da deficiência?

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As vitaminas do complexo B são uma família de nutrientes críticos que normalmente obtemos dos alimentos que ingerimos. Eles suportam inúmeros processos no corpo em nível celular. Além disso, eles desempenham um papel importante em nosso metabolismo (como nosso corpo transforma alimentos em energia) (1).

Existem certas semelhanças entre as vitaminas B que ajudam a explicar por que elas estão agrupadas. Em primeiro lugar, são todos solúveis em água (isto é, dissolvem-se em água), ao contrário da vitamina A, por exemplo, que é solúvel em gordura.

Além disso, as vitaminas B compartilham algumas características na maneira como trabalham dentro do corpo. Mas, embora cada um seja diferente, às vezes também pode desempenhar um papel colaborativo.

Por exemplo, folato (vitamina B9) é importante no metabolismo de aminoácidos e vitaminas. Enquanto isso, a cobalamina (vitamina B12) é vital para o metabolismo de proteínas e gorduras (2).

No entanto, eles trabalham juntos para metabolizar a homocisteína (um aminoácido) e apoiar a divisão celular saudável. Além disso, o folato depende da vitamina B12 para ser utilizada dentro do corpo.

As vitaminas B nem sempre são encontradas nos mesmos alimentos. No entanto, alguns alimentos são excelentes fontes de muitas vitaminas do complexo B. Fontes particularmente ricas desses compostos incluem carne, peixe, laticínios e verduras (3).

Neste artigo, veremos as funções exclusivas das vitaminas do complexo B. Também exploraremos fontes de alimentos, deficiências e responderemos a perguntas sobre tópicos como suplementos ao complexo de vitamina B.

O papel das vitaminas B e das fontes alimentares

Ovos brancos e marrons

Uma deficiência de uma ou mais vitaminas do complexo B pode ser causada pela ingestão inadequada de uma dieta ou por uma condição de saúde subjacente. Algumas deficiências de vitamina B ocorrem com mais freqüência do que outras.

Por exemplo, a deficiência de vitamina B12 afeta entre 1 em 60 e 1 em 6 adultos nos EUA, dependendo da definição usada. É especialmente comum em pessoas que evitam o consumo de alimentos de origem animal (4).

Os sintomas de uma deficiência nutricional variam dependendo das circunstâncias. É aconselhável procurar exames e tratamento com o seu médico se você suspeitar que pode estar com deficiência de uma ou mais vitaminas do complexo B.

Deficiências nutricionais lata afetar adversamente o cérebro e o corpo de várias maneiras.

Tiamina (vitamina B1)

A tiamina desempenha um papel importante no sistema metabólico, ajudando o corpo a utilizar a ingestão de carboidratos para obter energia. Também está envolvido no metabolismo de ácidos graxos, hormônios esteróides e certos aminoácidos.

A deficiência de tiamina é incomum nos Estados Unidos, em parte porque os alimentos, incluindo farinha de trigo, são enriquecidos com a vitamina. No entanto, o risco pode ser maior em certas populações, incluindo aquelas com HIV / AIDS e pessoas com dependência de álcool (5).

Os alimentos ricos em tiamina incluem grãos integrais, legumes, nozes, carne de porco, carne e alimentos fortificados (por exemplo, pão, arroz, macarrão)

DV (valor diário): 1,2 mg (adultos e crianças acima de 4 anos) / 1,4 mg (se estiver grávida ou amamentando) (6)

Riboflavina (vitamina B2)

A riboflavina está envolvida no metabolismo de drogas, esteróides e gorduras. Além disso, suporta a produção de energia e o bom funcionamento das células.

Curiosamente, a riboflavina também trabalha para converter o aminoácido triptofano em niacina (vitamina B3) e ajuda a converter a vitamina B6 em uma coenzima exigida pelo organismo.

A deficiência de vitamina B2 é extremamente rara nos Estados Unidos. No entanto, às vezes é causada por certos distúrbios endócrinos (incluindo insuficiência do hormônio tireoidiano) (7).

Outras populações que podem apresentar um risco aumentado de deficiência são atletas que seguem uma dieta vegetariana, mulheres grávidas ou amamentando e pessoas que seguem uma dieta vegana e / ou evitam o consumo de leite.

Os alimentos ricos em riboflavina incluem ovos, leite, iogurte, carnes de órgãos (por exemplo, rim, fígado), grãos e cereais fortificados, aveia, amêijoas e cogumelos

DV (valor diário): 1,3 mg (adultos e crianças acima de 4 anos) / 1,6 mg (se estiver grávida ou amamentando)

Niacina (vitamina B3)

A niacina é convertida pelos tecidos do corpo em uma coenzima. Essa coenzima (NAD) desempenha um papel fundamental em centenas de outras reações enzimáticas em todo o corpo.

O NAD é especialmente importante nas reações que transferem energia de carboidratos, proteínas e gorduras para uma forma que o corpo possa utilizar. Também é necessário para funções que incluem comunicação celular e expressão de genes.

Outra coenzima (NADP) da niacina está envolvida na síntese de ácidos graxos e colesterol.

A deficiência grave de niacina causa a pelagra da doença, que pode levar a sintomas como descoloração da pele, rugosidade da pele, vômitos, constipação, fadiga, depressão e dor de cabeça (8).

Esse grau de deficiência de niacina aparece muito raramente nos Estados Unidos. No entanto, alguns grupos têm maior probabilidade de apresentar baixo status de niacina. Isso inclui pessoas com desnutrição, pessoas com doença de Hartnup e pessoas com ingestão inadequada de certas vitaminas (B2 e B6) e / ou ferro.

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Os alimentos ricos em niacina incluem aves, carne bovina, peixe, nozes, legumes, grãos e pão e cereais fortificados

DV (valor diário): 16mg (adultos e crianças acima de 4 anos) / 18mg (se estiver grávida ou amamentando)

Ácido pantotênico (vitamina B5)

Prato de salada de ovo e avodado

O ácido pantotênico é um nutriente essencial usado pelo organismo para criar a coenzima A (CoA). Essa coenzima está envolvida na síntese de ácidos graxos, entre outros papéis.

As deficiências são raras porque quase todos os produtos alimentares contêm algum ácido pantotênico. Pode ser desafiador identificar sintomas de deficiência de vitamina B5, porque geralmente é acompanhada por deficiências em outros nutrientes (9).

Os alimentos ricos em ácido pantotênico incluem carne, frango, grãos integrais, cereais fortificados, cogumelos, sementes e abacate

DV (valor diário): 5mg (adultos e crianças acima de 4 anos) / 7mg (se estiver grávida ou amamentando)

Vitamina B6

A vitamina B6 participa de muitos processos, incluindo:

  • Metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídios
  • Função imune
  • Biossíntese de neurotransmissores

A deficiência de vitamina B6 sozinha é incomum. Quando ocorre, geralmente está associado a baixos níveis de outras vitaminas do complexo B, como vitamina B12 e folato. Pessoas com insuficiência renal e dependência de álcool apresentam maior risco (10).

Os distúrbios auto-imunes, incluindo artrite reumatóide, doença celíaca e doença inflamatória intestinal, também estão associados a uma baixa concentração de vitamina B6 e suas coenzimas.

Os alimentos ricos em vitamina B6 incluem peixe, carnes de órgãos, aves, salmão, grão de bico, vegetais ricos em amido, cereais fortificados e bananas

DV (valor diário): 1,7 mg (adultos e crianças acima de 4 anos) / 2 mg (se estiver grávida ou amamentando)

Biotina (vitamina B7)

A biotina desempenha um papel no metabolismo da glicose, ácidos graxos e aminoácidos. Também possui atividade na sinalização celular e na regulação de genes.

Muitas pessoas estão familiarizadas com os suplementos de biotina porque são regularmente apontados como benéficos para a saúde dos cabelos, pele e unhas. De fato, a deficiência de biotina é associado a problemas de pele, unhas quebradiças e perda de cabelo.

No entanto, essa deficiência é rara em pessoas saudáveis ​​que consomem uma dieta mista típica. Infelizmente, as evidências em apoio aos suplementos de biotina para a saúde dos cabelos, pele e unhas permanecem fracas.

Mais pesquisas são necessárias antes que possamos tirar conclusões sobre os benefícios potenciais dos suplementos de biotina. No entanto, a biotina é segura quando tomada nas doses recomendadas.

Pessoas com transtornos relacionados ao uso de álcool e mulheres grávidas ou que amamentam podem ter maior probabilidade de apresentar níveis inadequados de biotina (11).

Alimentos ricos em biotina incluem ovos, peixe, carne, nozes, sementes e batata-doce

DV (valor diário): 30mcg (adultos e crianças acima de 4 anos) / 35mcg (se estiver grávida ou amamentando)

Folato (vitamina B9)

Certos alimentos contêm naturalmente folato. O ácido fólico é uma forma de folato encontrada em alguns suplementos e alimentos fortificados. A ingestão diária recomendada de folato é maior para mulheres grávidas e mulheres que podem engravidar.

O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG) recomenda uma ingestão de 600mcg por dia. As mulheres grávidas e as em idade reprodutiva são aconselhadas a considerar o uso de um suplemento diário, pois pode ser difícil atingir a ingestão recomendada somente de fontes alimentares (12).

Segundo a ACOG, a ingestão adequada de folato antes e durante a gravidez ajuda a prevenir defeitos congênitos graves que afetam o cérebro e a medula espinhal do feto.

O FDA exige que os fabricantes enriquecem pães, massas, arroz e uma infinidade de outros produtos de grãos com ácido fólico para reduzir o risco de defeitos congênitos relacionados à ingestão inadequada de folato.

O folato também é fundamental para a divisão celular e o metabolismo de aminoácidos e vitaminas (13).

Grupos que podem estar em maior risco de insuficiência de folato incluem:

  • Pessoas com transtorno por uso de álcool
  • Gestantes e mulheres em idade reprodutiva
  • Pessoas com doença inflamatória intestinal

Os alimentos ricos em folato incluem vegetais de folhas verdes (como espinafre), frutas (como abacate), nozes, ovos, carne e grãos fortificados

DV (valor diário): 400mcg (adultos e crianças acima de 4 anos) / 600mcg (se estiver grávida ou amamentando)

Vitamina b12

A vitamina B12 é essencial para:

  • Formação de glóbulos vermelhos
  • Função cerebral / neurológica
  • Síntese de DNA
  • Metabolismo de proteínas e gorduras

A deficiência de vitamina B12 afeta entre 1 em 60 e 1 em 6 adultos nos EUA. Em alguns casos, a causa da deficiência não é clara (4).

No entanto, sabe-se que certos grupos têm um risco elevado de deficiência de vitamina B12. Esses incluem:

  • Vegetarianos / veganos
  • Adultos idosos
  • Pessoas com condições que afetam a absorção de nutrientes
  • Pessoas que foram submetidas a cirurgia gastrointestinal
  • Pessoas com doença celíaca
  • Pessoas com doença inflamatória intestinal (DII)

Os alimentos ricos em vitamina B12 incluem carne, peixe, aves, ovos, leite, laticínios e cereais fortificados

Os vegetarianos geralmente precisam consumir alimentos ou suplementos fortificados para atingir uma ingestão adequada de vitamina B12. Isso ocorre porque a vitamina é encontrada naturalmente em produtos de origem animal.

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DV (valor diário): 2,4mcg (adultos e crianças com mais de 4 anos) / 2,8mcg (se estiver grávida ou amamentando)

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Sintomas de deficiência

Consulte o seu médico se você suspeitar que pode ter uma deficiência de vitamina B. Eles podem solicitar um exame de sangue ou urina de 24 horas para medir a concentração de uma ou mais vitaminas do complexo B em seu corpo.

As deficiências de vitamina B são raras nos Estados Unidos. No entanto, certos grupos de indivíduos têm um risco aumentado de desenvolver uma deficiência em uma ou mais vitaminas do complexo B. É particularmente importante procurar testes se você estiver apresentando sintomas.

Mulheres grávidas e mulheres em idade reprodutiva podem se beneficiar conversando com um médico sobre folato (vitamina B9). A ingestão adequada antes e durante a gravidez reduz o risco de certos defeitos congênitos.

Os sintomas da deficiência de tiamina (vitamina B1) incluem:

  • Perda de peso e anorexia
  • Fraqueza muscular
  • Problemas cardiovasculares
  • Perda e confusão de memória
  • Funções sensoriais e reflexas prejudicadas

A deficiência de tiamina pode levar ao beribéri, uma condição rara caracterizada por perda de massa muscular e função prejudicada.

Também pode causar a síndrome de Wernicke-Korsakoff (WKS). Indivíduos com transtorno por uso de álcool têm um risco elevado de desenvolver WKS. Os sintomas incluem formigamento e dormência nas extremidades. Também pode causar desorientação e perda de memória (14).

Os sintomas da deficiência de riboflavina (vitamina B2) incluem:

  • Perda de cabelo
  • Dor de garganta
  • Coceira, olhos vermelhos
  • Dor nos cantos da boca
  • Doença de pele
  • Lábios rachados
  • Problemas reprodutivos

A deficiência de riboflavina é muito rara nos Estados Unidos. No entanto, existem alguns grupos que podem apresentar um risco aumentado. Por exemplo, aqueles com insuficiência de hormônio tireoidiano e algumas outras doenças (7).

Indivíduos com deficiência de riboflavina também costumam ser deficientes em outros nutrientes. Casos graves podem levar a metabolismo prejudicado, catarata e anemia.

Sintomas da deficiência de niacina (vitamina B3)

Grave e prolongada deficiência de niacina pode causar pelagra (8).

Esta doença pode causar:

  • Erupção pigmentada
  • Uma descoloração acastanhada da pele exposta ao sol
  • Língua vermelha brilhante
  • Constipação
  • Vômito
  • Diarréia
  • Alterações neurológicas que levam à depressão, fadiga e perda de memória

Os sintomas da deficiência de ácido pantotênico (vitamina B5) incluem:

  • Dormência das mãos e pés
  • Dormir mal
  • Anorexia
  • Dor de cabeça
  • Fadiga
  • Irritabilidade e inquietação

A deficiência de ácido pantotênico é rara porque a maioria dos alimentos contém pelo menos parte desse nutriente. No entanto, a desnutrição grave pode levar a deficiências no ácido pantotênico e em outros nutrientes (9).

Os sintomas da deficiência de vitamina B6 incluem:

  • Anemia
  • Língua inchada
  • Dermatite (descamação dos lábios e rachaduras nos cantos da boca)
  • Sistema imunológico comprometido
  • Depressão
  • Confusão

A deficiência de vitamina B6 geralmente não ocorre sozinha. Em vez disso, é frequentemente associada a deficiências em outras vitaminas do complexo B, como ácido fólico e vitamina B12 (10).

Deficiências leves de vitamina B6 podem não resultar em sintomas visíveis.

Os sintomas da deficiência de biotina (vitamina B7) incluem:

  • Queda de cabelo
  • Inflamação ocular
  • Uma erupção na pele escamosa
  • Convulsões
  • Unhas quebradiças
  • Depressão
  • Fadiga

A deficiência de biotina é rara e os sintomas de deficiência geralmente surgem gradualmente (11).

Sintomas da deficiência de folato (vitamina B9)

A deficiência de folato está ligada a uma forma de anemia. Os sintomas incluem:

  • Fraqueza
  • Fadiga
  • Dificuldades de concentração
  • Dor de cabeça
  • Palpitações
  • Úlceras na boca
  • Alterações na pigmentação da pele, unhas e cabelos

A deficiência de folato geralmente ocorre ao lado de deficiências em outros nutrientes. Grupos de maior risco incluem pessoas com transtorno por uso de álcool, dieta pobre ou uma condição que afeta a absorção de nutrientes no sistema digestivo (13).

Alguns pesquisadores alertaram que o consumo excessivo de suplementos de folato pode dificultar o diagnóstico da deficiência de vitamina B12 (15).

O nível tolerável de ingestão superior de folato para adultos é de 1000mcg por dia. Isso inclui folato de alimentos e suplementos fortificados (16).

Os suplementos de folato também têm o potencial de interagir com medicamentos prescritos. Portanto, é importante conversar com seu médico sobre o uso de suplementos antes de iniciar ou alterar um regime.

Sintomas de deficiência de vitamina B12

A deficiência de vitamina B12 também está ligada a uma forma de anemia. Os sintomas incluem:

  • Fadiga
  • Perda de apetite
  • Perda de peso
  • Constipação
  • Pobre equilíbrio
  • Depressão
  • Confusão
  • Dor na boca

Os vegetarianos geralmente lutam para obter vitamina B12 suficiente apenas da dieta. Isso ocorre porque a vitamina geralmente é encontrada apenas em alimentos de origem animal (4).

No entanto, alimentos e suplementos fortificados podem oferecer uma alternativa ao consumo de carne, peixe e laticínios.

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Endereçando a Deficiência

Carne, peixe e verduras

O teste é o primeiro passo para resolver qualquer deficiência nutricional. Um médico ou profissional de saúde pode planejar um curso adequado de tratamento se uma deficiência de vitamina B for confirmada.

Testes

UMA Teste de urina de 24 horas foi desenvolvido para coletar dados de uma amostra de urina excretada durante um dia inteiro. Algumas vitaminas B são eliminadas do corpo rapidamente após a ingestão. Portanto, testes de 24 horas são utilizados porque podem oferecer maior precisão do que um teste aleatório de urina (17, 18).

Você receberá instruções do seu médico para coletar a amostra de urina. Geralmente, você será solicitado a esvaziar a bexiga pela manhã e descartar a urina como de costume.

Depois de registrar o horário, você armazenará toda a urina passada nas próximas 24 horas nos contêineres fornecidos. Geralmente, essas amostras são armazenadas em condições frias (por exemplo, na geladeira). Você devolverá a amostra ao seu médico assim que terminar de coletar as amostras.

Como alternativa, seu médico pode solicitar uma sangue teste. Um profissional de saúde coletará uma pequena amostra de sangue usando uma agulha. O sangue é coletado em um tubo de ensaio e enviado ao laboratório para análise (19).

Confirmando uma deficiência

Existem inúmeras razões pelas quais um teste pode confirmar uma deficiência em uma ou mais vitaminas do complexo B. As causas comuns incluem:

  • Desnutrição
  • Ter uma condição que interfira na absorção de nutrientes no intestino delgado (por exemplo, doença de Crohn, doença celíaca)

Converse com seu médico ou profissional de saúde se você tiver alguma dúvida sobre seus resultados. A abordagem de tratamento adotada pelo seu médico dependerá da causa subjacente da deficiência.

O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas sugere o consumo diário de um suplemento vitamínico contendo ácido fólico, se você estiver grávida ou se engravidar.

Vitamina B6, folato (vitamina B9) e vitamina B12 contribuem de maneira importante para uma gravidez saudável (20).

Modificação da dieta

Às vezes, uma deficiência de vitamina B é causada por uma condição de saúde subjacente. No entanto, deficiências também podem resultar de desnutrição ou má alimentação (21).

Em alguns casos, os indivíduos podem se beneficiar de conselhos nutricionais, planejamento de refeições e monitoramento de um nutricionista registrado.

Muitos alimentos integrais são boas fontes de uma infinidade de vitaminas do complexo B. Esses incluem:

O site do NHS contém mais informações úteis sobre alimentos ricos em vitaminas do complexo B.

Os suplementos vitamínicos do complexo B funcionam?

Esta pergunta é freqüentemente feita na expectativa de uma resposta simples “sim ou não”. Essa resposta é tipicamente sim mas com certas ressalvas. A utilidade dos suplementos ao complexo B variará de pessoa para pessoa e dependerá da natureza de sua situação.

Os suplementos vitamínicos do complexo B forneceram uma dose padronizada de todas as oito vitaminas B. No entanto, suplementos contendo vitaminas do complexo B também estão disponíveis. Algumas pesquisas sugerem que os suplementos vitamínicos do complexo B podem ser uma escolha superior (22).

As pessoas que evitam o consumo de alimentos de origem animal são aconselhadas a consumir suplementos de vitamina B12 ou alimentos enriquecidos com esse nutriente.

Uma das maiores desvantagens dos suplementos vitamínicos é que eles não podem replicar toda a gama de benefícios do consumo de alimentos integrais ricos em nutrientes.

Alimentos nutritivos que contêm vitaminas do complexo B também podem oferecer uma variedade de outros micronutrientes, fibras e antioxidantes não disponíveis em suplementos.

É importante consultar um médico ou nutricionista antes de iniciar o uso de um suplemento de vitamina B. Um profissional de saúde pode oferecer conselhos adaptados às suas circunstâncias.

Bottom Line: Um exame de sangue ou urina é a única maneira de diagnosticar conclusivamente uma deficiência de vitamina B. Depois que uma deficiência é confirmada, seu plano de tratamento dependerá da causa da deficiência. Os suplementos podem ser benéficos em alguns casos, mas é importante consultar um profissional de saúde antes de decidir sobre um curso de ação.

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Uma palavra final

Cada uma das vitaminas B desempenha papéis essenciais e únicos dentro do corpo. Uma dieta equilibrada e nutritiva geralmente pode fornecer a ingestão completa de vitaminas do complexo B que um indivíduo necessita.

Pessoas que evitam grupos alimentares específicos devem prestar muita atenção às suas necessidades nutricionais. Por exemplo, pessoas que evitam alimentos de origem animal correm o risco de desenvolver deficiência de vitamina B12.

As vitaminas do complexo B são essenciais para que as mulheres grávidas prosperem antes e durante a concepção.

A maioria das deficiências de vitamina B é rara nos Estados Unidos. Às vezes, eles podem ser causados ​​por condições de saúde subjacentes.

Lembre-se de consultar um médico antes de adicionar qualquer suplemento dietético à sua rotina.

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Luiz Presso
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